Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Período de chuva prejudica cultivo de cenoura em RO, dizem produtores


Luiz afirma que no período de chuva a perda chega a 30% (Foto: Flávio Godoi/G1)
Para algumas culturas o período de chuva é sinônimo de boa safra, mas para quem produz cenoura o prejuízo pode chegar a 30%.  Em Vilhena (RO), boa parte do comércio local como feiras livres e mercados são abastecidos com a produção das associações rurais, segundo a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural em Rondônia (Emater).


uiz dos Santos produz cenoura em larga escala. Nos 28 hectares, a colheita acontece de forma manual. Cerca de 1,6 mil caixas de 20 quilos são colhidas por hectare. Neste processo, 25% do que é colhido fica na roça, descartado na primeira seleção feita pelos trabalhadores. Em época de seca, com irrigação moderada o desperdício, segundo Luiz é de apenas 4%. O critério para seleção é o tamanho, circunferência e a aparência do legume.corpo do legume, que é uma espécie de verruga. Para o comércio esse produto não tem saída, então ele é deixado aqui na lavoura. Algumas pessoas buscam essas cenouras porque ainda estão boas para consumo", justificou o produtor.
Cerca de 90 toneladas de cenoura são vendidas para Porto Velho (Foto: Flávio Godoi/G1)
"Após a lavagem, cerca de 5% das cenouras são descartadas. No total a perda geral que estamos tendo no período chuvoso é de 30%", calculou Luiz.
O produtor afirma que vende 10% da produção para Vilhena 90% para Porto Velho, cerca de 90 toneladas por mês.Sobre a incidência dos nematóides no legume durante o período de chuva, conforme apontou o pesquisador Jairo Vidal, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a deformidade é causada por um verme que se prolifera no solo úmido causando as verrugas.
Em Rondônia, segundo o pesquisador Rodrigo Brogin da Embrapa Vilhena, os estudos sobre o manejo da cenoura aconteceram em 2004, mas atualmente são desenvolvidos apenas em

Postar um comentário

0 Comentários