Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Veja dicas da PRF para solucionar problemas na estrada durante viagens

Com o aumento do fluxo de veículos na BR-364 neste final de ano, a Polícia Rodoviária Federal de Rondônia pede para que os motoristas além de redobrar os cuidados no trânsito, também tomem alguns cuidados caso o veículo venha a ter algum problema na estrada. Segundo o inspetor da PRF em Vilhena, João Lobato, se o pneu do carro furar na estrada, por exemplo, o condutor precisa procurar por um acostamento seguro para fazer a troca.

“Muitas vezes os condutores veem que o pneu furou e já logo saem do carro para arrumar”, relata. De acordo com Lobato, este tipo de atitude é arriscado, pois existem lugares da rodovia que não tem acostamento ou é estreito. “São nestes momentos que pode vir algum veículo e o acabar atingindo”, aponta.
No dia 20 de dezembro a PRF registrou um acidente com estas características. Segundo a polícia, dois carros, um deles com pneu furado, resolveu parar numa curva da BR-364, distante 46 quilômetros de Vilhena. Enquanto os passageiros desciam do carro para fazer as sinalizações necessárias na pista, uma caminhonete perdeu o controle e atingiu os dois veículos que estavam parados. No acidente, duas pessoas morreram. Com medo de ser agredido por populares, o condutor da caminhonete se escondeu na mata durante toda a noite.

Além de procurar por um acostamento seguro, a PRF alerta os condutores sobre a importância de ligar os faróis no modo alerta e também fazer algum tipo de sinalização próximo do local. “Às vezes é melhor perder um pouco mais de tempo andando com um pneu furado até um local seguro, do que correr o risco de se envolver em um acidente”, alerta Lobato.

O inspetor também ressalta sobre as velocidades permitidas para quem vai pegar a BR. “Segundo a legislação, a velocidade para veículos leves são de 110 Km/h. Já os veículos de carga pesada não podem passar de 90 Km/h. Os ônibus precisam andar a 80 km/h”, afirma João Lobato.

Para uma maior segurança durante a viagem, Lobato aconselha sobre a importância de se fazer revisão no veículo antes de dirigir e do motorista descansar a cada duas horas quando pegar a alta estrada. “Faz uma parada, estica as pernas, pois assim vai espantar o sono. Também evite ultrapassagens”, diz.

Fonte: G1 RO

Postar um comentário

0 Comentários