Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Capital: Rio Madeira registra 18,08 metros e cidade já apresenta reflexos do pós-cheia


Após mais de dois meses de cheia intensa do rio Madeira dentro região urbana de Porto Velho, o rápido recuo do rio nos últimos dias começam a deixar cenários de destruição por toda a região Central da cidade.

De acordo com a medição da régua da HERMASA coletada pela Delegacia Fluvial de Porto Velho, o rio Madeira registrou na manhã desta terça-feira (22) o nível de 18,08. O recuo do rio registrado durante a ultima semana foi de um metro.

Com a baixa gradual do rio, o lixo e a lama deixada pelas barrentas aguas do Madeira são os maiores problemas a serem enfrentados pelas equipes de limpeza da prefeitura de Porto Velho.

Em avenidas localizadas no bairro Areal alguns moradores já retornaram às suas residências que antes estavam tomadas pela água, a limpeza ficou por conta da própria comunidade.

Na Praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré a lama barrenta fétida é tomou de todos os galpões e da sede administrativa. No ano de 2010 a praça recebeu uma reforma de mais de onze milhões de reais, dinheiro esse que terminou de ser arrastado pela força da cheia.

Os prejuízos ainda serão calculados, porém estima-se que ultrapasse os duzentos milhões de reais. Na região do bairro Triângulo a estimativa é de que até o final da semana já seja possível iniciar o trabalho de limpeza de várias áreas que estavam inundadas.

Aos poucos o trânsito volta a fluir na cidade, vias importantes como Marechal Deodoro, Tenreiro Aranha, Campos Sales, entre outras rotas de ligação do Centro da cidade à zona Sul já estão liberadas. Entre as grandes avenidas inundadas apenas a Rogério Werber permanece interditada pelas águas.  

Mesmo com o cenário de devastação deixada pela força da inundação, para muitos moradores de Porto Velho e sensação é a de que o pior já passou.

De acordo com o senhor Flávio Silva, morador do distrito de Terra Caída, agora o que resta é esperar as águas descerem mais ainda para toda a comunidade afetada analisar o estrago causado.

“Acredito que agora é só esperar, o rio já está baixando rápido e a nossa expectativa é de ver como ficaram os distritos após essa enchente”, concluiu Flávio Silva.






Fonte: Rondôniaovivo

Postar um comentário

0 Comentários