Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Colheita de jabuticaba vira atração turística em Ariquemes, RO


Todos os anos, de agosto a setembro, o produtor Osvaldo Martins de Carvalho, de Ariquemes (RO), a cerca de 200 quilômetros de Porto Velho (RO), colhe mais de 14 toneladas de jabuticaba em sua propriedade rural. Além de vender a produção a supermercados, o negócio agora é voltado também para turistas, que querem conhecer de perto a colheita da fruta. De acordo com a prefeitura, a propriedade é a única da região que produz jabuticaba em grande escala.

Em 1991, o produtor começou a investir na cultura da fruta. São 180 pés de jabuticaba plantados em cerca de um hectare. Conforme Osvaldo, cada árvore produz em média 80 quilos da fruta. A plantação começa a ser cultivada antes do período da chuva, por meio de irrigação. “Se a gente esperar a chuva, os pés produzem tudo de uma vez e perdemos boa parte da colheita”, explica.

O motorista Vilson de Almeida conheceu a propriedade e quer voltar outras vezes com a família. Já o funcionário público Daniel da Silva ficou entusiasmado com a produção. “Nunca tinha visto um pé tão carregado de jabuticaba. É muita fruta. A gente vê que é um lugar bem cuidado. Vou levar alguns quilos para casa”, conclui.
A fruta é vendida in natura. Ao contrário do cultivo, que não exige muitos cuidados, a colheita é delicada. É necessário fazer a captação da fruta em pacotes de um quilo, para que ela não perca a qualidade. No entanto, os turistas não se importam com o trabalho. Devido à beleza das árvores, os visitantes tiram fotos e degustam a fruta ainda no pé. Cada quilo de jabuticaba é vendido por R$ 5.
(FONTE-G1/RONDONIA)