Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Família de casal de Vilhena, RO, que está em UTI após acidente, pede ajuda


Após sofrer um acidente no dia 25 de setembro, próximo a Pimenta Bueno (RO), a professora de Vilhena (RO), Cleonice Batista, de 42 anos, e o esposo dela, o segurança Nilton Silva, de 36 anos, estão internados na UTI do Hospital Regional de Cacoal (RO). O pai de Cleonice viajava com o casal e não resistiu aos ferimentos.

O casal seguia com destino à União Bandeirantes (RO), distrito do município de Porto Velho (RO) onde moram as duas filhas de Cleonice. A família pede ajuda para os custos com os pacientes na UTI.

Lizandra Batista, de 22 anos, é filha de Cleonice e conta que a família está passando por um momento difícil. “Estávamos esperando eles chegarem e quando acordamos recebemos a notícia do acidente. Foi difícil, só sabíamos que meu avô tinha morrido, mas não sabíamos como e onde eles estavam. Não tivemos tempo para nos organizar”, conta. Além de Lizandra, mais seis pessoas da família de Cleonice estão em Cacoal. Os familiares de Nilton se revezam para acompanhar o estado de saúde dele.

Segundo a filha de Cleonice, a mãe teve grande parte do cérebro atingido e também um dos pulmões. Nilton teve o cérebro e os pulmões perfurados. A jovem conta que acorda todos os dias na esperança de uma boa notícia, mas que o estado da mãe não mudou desde o acidente. Cleonice passou por duas cirurgias e continua em coma e estado grave. “Os médicos já nos disseram que situação dela é grave, e pra piorar os dois pegaram uma bactéria que agravou a situação”, lamenta.

Não há previsão para que os pacientes recebam alta, mas, de acordo com Lizandra, os médicos disseram que em menos de três meses eles não devem sair da UTI. “Temos uma escola, mas desde o acidente tudo o que ganhamos é pago para que ouras pessoas cuidem dela. Está endo difícil”, conta. O casal necessita, principalmente, de produtos de higiene pessoal como creme dental, antisséptico bucal, óleo corporal, hidratante, anti-transpirante. A família também pede doação de cestas básicas.

A psicóloga do Hospital Regional de Cacoal, Gisele Crizol, disse que o o estado dos pacientes é grave, porém a recuperação é gradativa. “Não trabalhamos com previsão de alta, pois pacientes de UTI tem a recuperação imprevisível”, explicou.

Ajuda

Crizol afirma que, para manter os pacientes na UTI, os familiares precisam arcar com "custos para necessidades básicas". O hospital fornece toda a medicação, fraldas e sabonete para o banho, porém, a psicóloga recomenda que, havendo condições, a família utilize os produtos de higiene pessoal de rotina, pois mesmo em coma os sentidos dos pacientes continuam funcionando.

“Pedimos à família que traga itens de higiene pessoal básico, como óleo de girassol e hidratante corporal, para minimizar o ressecamento da pele provocado pelo uso contínuo do ar-condicionado; sabonete líquido antibacteriano e desodorante antitranspirante”, afirmou Gisele.

As doações podem ser entregues na secretaria das escolas Antônio Donadon, no Bairro Cristo Rei e Chitosse Mochizuki Inaba, no Centro de Cacoal. Pelo número (69) 8474 5995 também é possível combinar as doações.

Fonte: G1-RO