Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Maior presépio permanente do país está em museu de Porto Velho




O segundo maior presépio monumental do mundo foi montado em um novo espaço e inaugurado no dia 5 de dezembro, na Associação São Tiago Maior, em Porto Velho. O Museu Internacional do Presépio tem mais de 1 mil presépios expostos. São obras de artistas de todo os estados do Brasil e de 50 países.

O museu funcionou na Paróquia São Tiago por cerca de 10 anos e foi transferido para a Associação em 2013. O local passou por alguns reparos e adequação na área externa, mas foi reinaugurado para oferecer as visitas ao público neste período natalino.

Segundo o administrador Antônio Martínio, existem apenas dois presépios monumentais no mundo, sendo o primeiro em Caltagirone, na Itália, e o outro em Porto Velho. O museu armazena presépios com olhares de toda parte do mundo e de vários estados brasileiros, sobre o nascimento de Jesus Cristo. Os trabalhos ainda estão sendo catalogados, mas não impede que o público conheça o local. No Museu, também estão expostas obras de arte cristã e cópias de papel moeda.
O Museu foi fundado em 2002 pelo Padre Enzo Mángano, natural da Itália, presidente da Associação. Italianos vieram ao município para a inauguração e montaram o Presépio Monumental que conta a história da criação da humanidade, até a ressurreição de Jesus Cristo. A obra foi tombada no mesmo ano como Patrimônio Artístico do Estado de Rondônia.
Na transferência para a Associação, o vice-presidente Leonilson Souza Félix foi o responsável pela montagem e atualmente desenvolve esse trabalho também em outras localidades, neste mês, o vice está no Museu 
da Itália montando um presépio amazônico.

São mais de 1 mil presépios, com 3 mil peças de obras de artes originais de autores de 50 países, como Filipinas, Itália, China, Bolívia, Peru, e quase todos os estados brasileiros. O Presépio Monumental conta a história da Salvação, narrada por voluntários que apresentam 17 encenações, com esculturas de 30 centímetros, criadas por artistas italianos. A pintura do espaço também foi realizada por um colaborador da Associação.

As obras são feitas com materiais recicláveis, palhas, cascas de nozes, gesso, palha de ouro, pedras, barro, cerâmica, entre outros. No Museu também será montado, em 2015, o Presépio de Trem, em homenagem à Estrada de Ferro Madeira Mamoré e o Presépio Amazônico.

Para a semana do Natal são esperadas visitas de alunos das escolas e fiéis de igrejas, além de turistas que vêm a Porto Velho para conhecer o Museu. A visitação é monitorada pelos voluntários da associação e recebe o público de segunda a domingo de 8h às 21h. A entrada custa R$ 3. O Museu Internacional do Presépio fica na rua Mané Garrincha, 3154, Bairro Socialista, Zona Leste da cidade.

(FONTE=G1/RO)