Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Sócio-torcedor: Inter aparece em sexto entre todos os clubes do mundo


Donos dos maiores programas de sócio-torcedor do Brasil, Internacional, Palmeiras e Grêmio estão entre os 12 principais clubes com projetos de fidelização de suas torcidas ao redor do mundo. De acordo com um levantamento do "Movimento por um Futebol Melhor”, o Colorado é o sexto no ranking mundial, com 129 mil sócios, atrás de Benfica, Bayern de Munique, Arsenal, Real Madrid e Barcelona.

Detentor do segundo maior plano do Brasil, com 82 mil inscritos, o Palmeiras é o 11º na contagem, logo à frente do Grêmio, em 12º, com 80 mil. Entre o Inter e o Alviverde paulista, estão Porto, Borussia Dortmund, Internazionale de Milão e Manchester United. O Corinthians é o 14º, com 72,3 mil sócios.
O Benfica é dono de 270 mil sócios-torcedores e do primeiro lugar no ranking, tornando-se referência no assunto, com cerca de 4% de sua torcida fidelizada. Entre o time da capital portuguesa e o Colorado, figuram as grandes potências do futebol mundial: Bayern possui 238 mil, seguido por Arsenal (225 mil), Real (206 mil) e Barcelona (154 mil).
Com muitos clubes brasileiros com suas finanças comprometidas com dívidas, programas de sócio-torcedor surgem como fonte de receita essencial, podendo alcançar até mesmo os valores oriundos das cotas de televisão. Somente em 2013, a fidelização rendeu R$ 39 milhões aos cofres do Internacional. O Palmeiras registrou crescimento expressivo neste início de 2015, com 18 mil novos contribuintes - o que fez a diretoria creditar ao sucesso do programa a contratação de 16 reforços para a temporada.

FONTE=sporte tv