Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Quero justiça', diz jovem de RO que alega abuso em exame ginecológic


Uma estudante de 22 anos, que preferiu não se identificar, acusa um médico ginecologista de ter abusado sexualmente dela durante exame dentro de um hospital particular, em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, a cerca de 200 quilômetros de Porto Velho. O suposto crime aconteceu na quarta-feira (25). A jovem pede que justiça seja feita. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Ao G1, a vítima relatou que foi a primeira consulta com o profissional e que o abuso teria ocorrido durante um exame vaginal. "Ele fez o ultrassom abdominal do útero e depois iniciou o exame vaginal. Notei que o procedimento estava demorando mais do que normal e forcei a coluna para me levantar, quando vi as vestes dele abaixadas e o órgão genital ereto. Disse a ele que estava abusando de mim e ele falou que não e que era coisa da minha cabeça", relata.
A estudante conta que ficou sem reação e com medo do médico machucá-la. "Continuei deitada, esperei ele terminar o exame e fui ao banheiro vestir minhas roupas. Peguei a receita e fui embora. A princípio, não queria falar sobre o ocorrido a ninguém, mas cheguei em casa chorando, minha mãe notou e perguntou o que havia acontecido. Contei toda a história pra ela e fomos à delegacia denunciar o abuso", disse.

Ainda abalada com o ocorrido, a jovem espera que a justiça seja feita. "Estou muito nervosa, choro a todo tempo e vivo com medo. Eu sempre confiei nos médicos e nunca imaginei que uma coisa dessas fosse acontecer. A gente vai pro hospital para cuidar da saúde e não para ser maltratada. Quero justiça, e que ele pague pelo o que fez", finalizou.

Em novembro de 2014, uma mulher de 48 anos registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Ariquemes, alegando ter sido abusada sexualmente pelo mesmo médico que teria cometido o suposto crime contra a estudante nessa quarta. O caso aconteceu dentro de um posto de saúde do município durante procedimento de exame.


Procurado pelo G1, o secretário de saúde de Ariquemes, Joseilton Solto Pereira, informou que está ciente do caso e que o médico era plantonista e prestava serviços na unidade pública de saúde. Pereira assegurou também que foram tomadas todas as medidas cabíveis quanto ao episódio e acrescentou que, após o segundo caso divulgado, a secretaria enviou para o posto de saúde onde o medico realizava os plantões um ofício afastando o profissional de suas atividades, enquanto durarem as investigações policiais.

O delegado regional Renato Morari informou que deve intimar o médico para ser ouvido na Delegacia de Polícia Civil de Ariquemes. "Vamos apurar a denúncia, ouvir o médico para checar as informações. Caso seja confirmado o abuso, ele deve ser indiciado pelo crime de estupro", explicou Morari.
Já o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero), Cleiton Bach, afirmou que o conselho ficou sabendo do caso por meio da imprensa e que a entidade já instaurou uma sindicância interna para investigar o fato. Bach destacou que será dada a oportunidade de ampla defesa ao profissional, mas que, caso seja comprovado o crime, entre as punições previstas, o médico pode ter o diploma cassado.

FONTE=G1/rondonia