Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Índice de roubo a comércios aumenta mais de 450% em Vilhena, RO


Em comparativo feito pela Polícia Civil de Vilhena (RO), distante cerca de 700 quilômetros de Porto Velho, o município registrou 466% de aumento no índice de roubos a comércios. De acordo com dados da Delegacia Regional, de 1º de janeiro até 23 de fevereiro deste ano, 17 roubos contra estabelecimentos comerciais haviam sido registrados. No mesmo período do ano passado, apenas três crimes do gênero foram registrados.

Para o delegado regional Fábio Campos, um dos fatores que pode estar influenciando no aumento da criminalidade se deve aos adolescentes infratores. "Eles estão cada tendo cada vez mais participação em assaltos à mão armada, por exemplo, mas como não possuem 18 anos ainda, a maioria não fica apreendida na Casa do Menor", afirma.

Ainda segundo o delegado, alguns dos menores já interrogados pela polícia chegaram a confessar a execução de crimes como tentativa de homicídio e assalto, mas o judiciário acaba os soltando.
Um relatório divulgado pela Polícia Civil neste mês mostrou que 12 dos crimes de roubo a residência, comércio e tentativa de homicídio registrados no final de 2014 e início de 2015 foram praticados por adolescentes, com idade entre 16 e 17 anos.

De acordo com o comandante do 3° Batalhão de Polícia Militar (PM), Darci Hrycyna, mesmo não tendo um efetivo essencial para o tamanho da cidade de Vilhena, a polícia tem realizado os trabalhos de patrulhas pela cidade para evitar roubos ao comércio. "Estamos fazendo operações preventivas para tentar evitar este tipo de crime. Também estamos contando com apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE)", afirma.

Medo

Empresários que foram vítimas de roubo relatam o medo de trabalhar por causa da criminalidade. Preferindo não se identificar, a proprietária de um estabelecimento comercial do centro de Vilhena conta que já foi assaltada três vezes em menos de seis meses. "No início de fevereiro estávamos quase fechando, quando um homem armado entrou e pediu o dinheiro do caixa", relembra.
Segundo a empresária, a ação teria durado menos de um minuto. Outro assalto sofrido no estabelecimento da família aconteceu no dia 17 de janeiro, mesmo dia em que a dona de uma mercearia foi morta a tiros após ser assaltada. "Está dando medo de Vilhena. Viemos para cá para abrir a padaria por ser uma cidade tranquila, mas isso hoje mudou. Já pensamos em fechar as portas, vender e mudar daqui", relata.
Outro empresário da Avenida Curitiba, Zona Norte da cidade, também foi vítima se um assalto este ano. Dono de uma distribuidora de bebidas, ele conta que dois bandidos chegaram de moto, entraram no local pedindo por dinheiro e, durante a ação, também pegaram os aparelhos celulares

FONTE-G1/RO