Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Rússia libera envio de sistema de mísseis ao Irã



A Rússia suspendeu, nesta segunda-feira, um veto ao fornecimento de armamentos sofisticados ao Irã, gerando preocupação nos Estados Unidos e em Israel

Decreto assinado pelo presidente Vladimir Putin autorizou "o envio da Rússia ao Irã" do S-300, sistema de mísseis de defesa antiaérea - envio que havia sido cancelado em 2010 após a ONU ter imposto sanções a Teerã por conta de seu programa nuclear Kremlin recuou do veto após o anúncio de acordo preliminar entre potências internacionais e Irã - em que o país persa concorda com inspeções e restrições ao seu programa nuclear em troca de alívio às sanções internacionais.
 O acordo, do qual a Rússia faz parte, só será formalizado no final de junho.
O contrato entre Teerã e Moscou envolve US$ 800 milhões (R$ 2,5 milhões), e o governo iraniano entrou com processo judicial pedindo compensação bilionária após sua suspensão.

Israel, forte opositora do acordo nuclear Estados Unidos-Irã, criticou o anúncio
Isso é resultado direto da legitimidade obtida pelo Irã com o acordo nuclear emergente", disse o ministro israelense de Inteligência, Yuval Steinitz.

Ele argumenta que isso "prova" que o Irã planeja usar o alívio nas sanções para comprar armas, em vez de investir no bem-estar da população.

FONTE-BBC BRASIL