Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Líderes indígenas participam de reunião regional em Porto Velho




Mais de 200 lideranças indígenas de 54 diferentes etnias de Rondônia se reúnem em Porto Velho, até a próxima sexta-feira (9), para unirem propostas que serão levadas à Conferência Nacional de Política Indigenista. A reunião teve início na quarta-feira (7), no Hotel Aquarius.

Antes do encontro na capital, etapas locais aconteceram em terras indígenas nos municípios de Guajará-Mirim (RO), Cacoal (RO) e Ji-Paraná (RO).

De acordo com o cacique Heliton Gavião, chefe da coordenadoria dos Povos Indígenas (Copir), as etapas aconteceram nas terras indíginas de Roosevelt, Rio Branco, Sete de Setembro e Igarapé Lourdes, com as etnias Gavião, Arara, Zoró, Karitiana, Karipuna, Uru Eu Wau Wau, Povo Surui, Aruá, Macupary, Tupary, Cinta Larga e outras 24 etnias.

Entre os pontos definidos durante as etapas locais estão a necessidade de fortalecimento da Fundação Nacional do Índio (Funai) e o posicionamento contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 215 - que transfere para o Poder Legislativo a aprovação de demarcação das terras indígenas e a ratificação das demarcações já homologadas.
Os indígenas também querem recursos e condições para demarcação, proteção e fiscalização das terras indígenas, além de capacitação para formular projetos em benefício de suas comunidades.
A conferência nacional terá o tema "A relação do Estado Brasileiro com os Povos indígenas no Brasil sob o paradigma da Constituição de 1988". O encontro será realizado em novembro deste ano, em Brasília, e foi convocado pela presidência da República, com a coordenação da Funai e do Ministério da Justiça.
Fonte;G1/RO.