Últimas
sábado, 21 de maio de 2016

Museu Marechal Rondon está fechado há mais de 15 anos em Vilhena, RO

Estação telegráfica foi inaugurada em 1911, por Marechal Rondon.
Prefeitura diz que área pertence à aeronáutica e aguarda doação.
Na chegada, portão fechado, escorado por um cadeado. Portas e janelas trancadas. Fezes e barulhos de pombos mostram que eles é quem habitam o local. O matagal começou a ser retirado nas últimas semanas. Essa é a situação atual do Museu Municipal Marechal Rondon, em Vilhena, Cone Sul de Rondônia, cidade localizada a 700 quilômetros de Porto Velho.
A história do museu começa em 12 de outubro de 1911, quando Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon inaugurou a estação telegráfica de Vilhena, na fronteira com o estado do Mato Grosso. A Lei Municipal 227/88 transformou oficialmente o local em Museu 77 anos depois.  No entanto, segundo a prefeitura, o endereço já era visitado por moradores e turistas, antes dessa data.
Museu Municipal Marechal Rondon, em Vilhena (Foto: Eliete Marques/G1)Andreia lembra da época em que o museu e o
zoológico funcionavam em Vilhena
(Foto: Eliete Marques/G1)
No mesmo terreno, foi inaugurado em 24 de novembro de 1991 o Zoológico Municipal Marciano Zonoecê.  A zeladora Andreia Oliveira de Souza relembra quando o pai foi contratado ainda na época do zoológico.
"Há mais ou menos 19 anos, meu pai foi contratado para cuidar do local, e nós viemos morar aqui. Ainda tinha um casal de leões, um jacaré, uma jiboia e itens históricos no museu. Depois de uns anos, os animais foram levados embora, alguns objetos do museu foram saqueados e tudo fechou. Isso já tem mais de 15 anos", explica Andreia, que ainda reside na área.
Andreia afirma que várias pessoas procuram o endereço para visitar e que se frustram com o fechamento. "Certa vez, veio um japonês com um tradutor visitar o museu. Quando chegou aqui, teve que voltar. Já são anos que o local está desativado, mas muitas pessoas, principalmente de fora, acreditam que está aberto", enfatiza.
Museu Municipal Marechal Rondon, em Vilhena, RO (Foto: Eliete Marques/G1)Placa de identificação do museu encontra-se jogada no chão do local (Foto: Eliete Marques/G1)
O coordenador do Ponto de Cultura Cone Sul Plural, Cledemar Jeferson Batista, fala da importância do museu para a cidade. "Aquele espaço precisa ser preservado em todos os seus aspectos, tanto material, que é o imóvel em si, quanto à questão imaterial que a é questão da afetividade, o referencial em relação ao marco inicial da cidade de Vilhena. As pessoas têm interesse em buscar referências da história, e o museu seria um dos espaços ideais para isso", salienta.
Museu Municipal Marechal Rondon, em Vilhena, RO (Foto: Eliete Marques/G1)Busto de Marechal Rondon enfeita o museu não frequentado (Foto: Eliete Marques/G1)
Prefeitura
A gestão atual não soube informar a data exata do fechamento do museu e zoológico. A área compreende quatro hectares de terra. Segundo a prefeitura, a estação telegráfica foi desativada na década de 60. Na década de 80, passou pela primeira reforma. A estrutura teria passado por reparos nos anos seguintes, mas uma mudança na jurisdição do espaço proíbe o órgão de investir recursos, atualmente.
"A área em que está o museu foi passada para a aeronáutica em 2005 e só temos autorização para fazer a manutenção conservativa. A prefeitura já pediu a doação do terreno. Enviamos os documentos solicitados e estamos no aguardo", explica o presidente da Fundação Cultural de Vilhena, Anísio Ruas.
Museu Municipal Marechal Rondon, em Vilhena, RO (Foto: Eliete Marques/G1)Estrutura da época em que zoológico funcionava
ainda existe no loca, porém, fica encoberta pelo
matagal boa parte do tempo, segundo relatos de
quem passa pela região (Foto: Eliete Marques/G1)
Conforme Anísio, quando assumiu a fundação, as poucas peças que estavam no museu foram guardadas, no entanto, diz desconhecer o paradeiro de outros objetos. "Temos um projeto do Parque Florestal Municipal, e queremos incluir o museu no circuito. Ali está a historia do começo da cidade, e queremos preservá-la", enfatiza.
Força Aérea Brasileira
Conforme o Sétimo Comando Aéreo Regional (VII Comar) da Força Aérea Brasileira (FAB), o terreno pertence a União e está jurisdicionado à FAB. A transferência foi realizada em duas etapas, uma em 2003 e outra em 2005. Nos termos de entrega, a área é delimitada como "Sítio Aeroportuário, Vilas Militares, Esquadrões de Apoio e Base Aérea de Vilhena/RO".
O comando informou que o processo de doação do terreno para a prefeitura está em análise, e que após o museu ser tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 2012, novos procedimentos precisaram ser considerados.
Depois da análise do VII Comar, o processo deve ser encaminhado para avaliação do Comando da Aeronáutica, pois o museu está localizado em um sítio aeroportuário. O VII Comar informou ainda que o prazo para a resposta sobre a doação depende da conclusão do processo.
Museu Municipal Marechal Rondon, em Vilhena, RO (Foto: Eliete Marques/G1)Museu Municipal foi tombado provisoriamente pelo Iphan em 2012 (Foto: Eliete Marques/G1)
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) informou que o pedido de tombamento da estação telegráfica foi feito pela prefeitura de Vilhena e que o ato é realizado em várias etapas. Em 2012 aconteceu o tombamento provisório, que tem os mesmo efeitos legais do tombamento definitivo.
Em 2015, o processo foi analisado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, que se manifestou favorável ao tombamento. Depois disso, o tombamento foi homologado pelo Ministério da Cultura (MinC), no dia três de fevereiro deste ano.
De acordo com o instituto, o tombamento é resultado de um processo de interesse coletivo em conservar a memória expressa nesses bens culturais. O instituto explica que após o tombamento, o bem não pode ser destruído, nem descaracterizado, e que qualquer intervenção a ser realizada deve ter aprovação prévia do Iphan.
FONTE;G1/RO.
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: Museu Marechal Rondon está fechado há mais de 15 anos em Vilhena, RO Rating: 5 Reviewed By: Radio PrincesaWeb