Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

ONU suspende ajuda à Síria. Quem salvará a população?


Depois do fim de um frágil cessar-fogo entre os principais atores da guerra na Síria, um comboio de ajuda humanitária organizado pelo Escritório para a Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (OCHA) e pelo braço sírio da Federação Internacional da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho (FICV) foi atacado na província de Aleppo, uma das regiões mais devastadas pelo conflito.

Em razão da insegurança, a ONU se viu forçada a suspender o envio de comboios humanitários ao país, pelo menos até que uma nova avaliação da situação seja realizada. A região leste de Aleppo não recebe qualquer ajuda humanitária desde julho e estima-se que ao menos 275 mil pessoas estejam presas sem comida, água, abrigo e atendimento médico.

Publicidade

O comboio atacado era formado por 31 caminhões, dos quais 18 foram danificados. Segundo Stephen O’Brian, coordenador da OCHA, esse seria o primeiro de dois comboios organizados para abastecer a região e levava mantimentos suficientes para abastecer 185 mil pessoas por um mês. Parte da carga foi destruída e ao menos 20 civis e um voluntário foram mortos.

Ainda não há evidências de quem estaria por trás do ataque. De acordo com o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), uma rede de ativistas sírios que monitora os desdobramentos da guerra civil no país, os aviões que realizaram o bombardeio não foram identificados, mas sabe-se que os grupos rebeldes não contam com força aérea.

“Se descobrirmos que esse ataque fez dos humanitários um alvo deliberado, ficará constatado um crime de guerra”, alertou O’Brian. “Queremos uma investigação imediata e imparcial desse incidente mortal. Os responsáveis têm de estar cientes de que um dia responderão por violações das leis internacionais de direitos humanos”, pontuou o coordenador.

Fonte: Exame.com

Postar um comentário

0 Comentários