Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Reconstrução de São Francisco de Paula vai levar 6 meses, diz prefeitura


Moradores de São Francisco de Paula, na Serra do Rio Grande do Sul, já começaram a reconstruir a cidade atingida por um temporal no último domingo (12). Conforme a prefeitura, o serviço deve levar seis meses. Ao todo,  400 casas foram atingidas, 40 ficaram destruídas e mais de 1,6 mil tiveram que sair de casa. Em meio ao temporal, um homem morreu e cerca de 70 ficaram feridos.
A professora Rose dos Reis voltou para casa na segunda-feira (13) para tentar encontrar documentos pessoais entre a pilha de entulhos que se transformou a moradia da família.

O vizinho dela, o caseiro Roque Borges também mora no Loteamento São Miguel e ainda mostra assustado os estragos causados pelo temporal. O assoalho da casa, construída há um ano, voou mais de 40 metros. A mulher dele dormia e a cama foi arremessada para longe. Ela foi socorrida por vizinhos e está bem.

O casal Franciele e Everton mora no Loteamento Pedra Branca e, devido aos estragos, vão ter que procurar outro lugar para morar. A casa está de pé, mas a estrutura não aguenta outra reforma. No pátio da residência, a caçamba virada mostra a força do vento.

Além de São Francisco de Paula, outra cidade atingida pelo temporal foi Santa Maria, na Região Central do estado.

Prefeito assina situação de emergência
Na segunda-feira, o prefeito Marcos Aguzzoli encaminhou à Defesa Civil o decreto de situação de emergência. A expectativa é que a solicitação seja reconhecida em breve. "O vice-governador disse que com certeza será homologada, não tem como não ser. A gente espera que amanhã [terça, dia 14] mesmo seja reconhecido", afirmou ao G1.
O governador em exercício, José Paulo Cairoli, esteve na cidade e sobrevoou o local para avaliar os danos. A Defesa Civil informou que está auxiliando na confecção dos laudos e demais documentos. A intenção é realizar o processo com urgência, para que a cidade consiga se recuperar o quanto antes.

Ao G1, o prefeito explicou que a cidade não poderia se enquadrar em estado de calamidade pública. Só poderia se fosse registrado mais de um óbito. Por enquanto, a morte de um jovem de 24 anos foi confirmada.
Pelo menos seis bairros foram atingidos pelo temporal. Conforme relato dos moradores, a chuva e o vento duraram poucos minutos, mas os momentos foram de terror.


Cidade teve 'tempestade severa', diz meteorologista
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) analisa imagens de satélites, fotografias e ainda depoimentos de moradores de São Francisco de Paula, na serra gaúcha, para determinar qual fenômeno atingiu a cidade de pouco mais de 21,5 mil habitantes.
"Ainda estamos estudando o fenômeno. Não temos a conclusão, mas uma coisa é certa: houve uma tempestade severa provocada por uma supercélula que pode acarretar tanto um tornado quanto uma microexplosão", explica o meteorologista Rogério Rezende.

A microexplosão é comparada pelo profissional com a queda de uma bexiga de água no chão. "É um fenômeno de dentro para fora. Uma implosão de uma nuvem", diz.
"Informações que nos chegaram é que ocorreu destruição por tornado e por microexplosão. O tornado faz destruição em linha reta e é o que verificamos em algumas imagens. Entretanto, há áreas em que as árvores foram partidas ao meio, mais característico de microexplosão", completa.
Rezende explica que a estação meteorológica mais próxima fica em Canela, distante 24,6 quilômetros, o que dificulta analisar o que teria acontecido. Metereologistas do Inmet já tiveram acesso a imagens de satélite e devem emitir até esta terça-feira (14) uma nota técnica anunciando o que pode ter ocorrido na cidade.

Fonte: G1/Globo

Postar um comentário

0 Comentários