Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

EUA e Coreia do Norte trocam novas ameaças e tensão aumenta


Os Estados Unidos e a Coreia do Norte voltaram a trocar ameaças nesta quarta-feira (9). A guerra verbal começou. A dúvida agora é saber se vai ficar só na ameaça ou não. Nesta quarta-feira, o presidente Donald Trump escreveu nas redes sociais que o arsenal nuclear americano está muito mais poderoso agora do que antes.

“Tomara que nunca tenhamos que usar essa força, mas nunca vai haver um tempo em que nós não sejamos a nação mais poderosa do mundo”, escreveu o presidente americano.

Na terça-feira (8), Trump já tinha dito que, se a Coreia do Norte continuar ameaçando os Estados Unidos, vai ser enfrentada com “fogo e fúria como o mundo nunca viu antes”. A Casa Branca afirmou que foram palavras de improviso do presidente, mas que o tom firme foi discutido antes com a equipe dele. A Coreia do Norte respondeu, na TV estatal, que o exército está estudando com cuidado a possibilidade de atacar e envolver em fogo a Ilha de Guam. Guam, no Oceano Pacífico, é território dos Estados Unidos. Lá fica uma base militar americana.

Nesta quarta-feira (9), o comandante do exército norte-coreano disse que o plano seria lançar quatro mísseis em direção à ilha. Esse plano deve ser analisado por Kim Jong-un ainda em agosto.

A Coreia do Norte também disse que a ameaça de Trump é um monte de bobagens e que só a força absoluta pode funcionar contra Trump.

O secretário de Estado, Rex Tillerson, estava em viagem pela Ásia e o avião pousou em Guam para reabastecer. Tillerson tentou diminuir a tensão:

“O presidente Trump está mandando uma mensagem à Coreia do Norte em uma linguagem que o presidente Kim Jong-un entende, porque parece que ele não entende a linguagem diplomática, mas acho que não existe nenhuma ameaça imediata. O povo americano pode dormir tranquilo.”

Mas, aí, veio outra ameaça forte dos Estados Unidos. James Mattis, o secretário de Defesa, afirmou em um comunicado que a Coreia do Norte deve evitar qualquer ação que possa acabar levando à própria destruição.

Nas últimas décadas, a tensão entre Estados Unidos e Coreia do Norte nunca chegou a esse ponto. Os governos americanos anteriores tentaram cuidar do problema com diplomacia, o que não impediu a Coreia do Norte de desenvolver seu programa nuclear.

O próprio Trump já disse que aceitaria sentar para conversar com Kim Jong-un. Hoje a Coreia do Norte tem dezenas de bombas atômicas e mísseis que, provavelmente, são capazes de atingir os Estados Unidos.

Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários