Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Estação espacial chinesa descontrolada cairá na Terra em breve


A estação Tiangong-1 da agência espacial chinesa está em orbita decadente desde o ano passado e deve cair nos próximos meses na Terra. Nesta semana, a agência comunicou a ONU que a estação deve cair na Terra entre os meses de outubro de 2017 e abril de 2018.

Segundo os cálculos chineses o acontecimento deve ocorrer entre esses meses, mas modificações podem ocorrer por causas naturais nas condições orbitais da estação, podendo acelerar ou atrasar a queda.

Não se sabe exatamente onde os restos da estação irão cair em solo terrestre, podendo acontecer em qualquer região. O astrofísico da Universidade de Harvard, Jonathan McDowell, ressaltou “Você realmente não consegue prever essas cosias. Mesmo alguns dias antes de a estação fazer sua reentrada, nós provavelmente não teremos uma previsão melhor do que em seis ou sete horas de quando ela vai cair. Não saber quando a queda vai acontecer é a mesma coisa que não saber onde vai cair”.

A estação começou a experimentar os primeiros vestígios da atmosfera terrestre, sendo que está a 300 km de altitude em seu perigeu, isso significa que qualquer alteração climática pode interferir na sua queda. Como a estação Tiangong-1 pesa 8,5 toneladas, acredita-se que ela vá se partir na atmosfera antes de atingir o solo, mas partes de até 100 kg podem atingir alguns locais, explicou o astrofísico.

Em áreas urbanas, partes metálicas de 100 kg podem realizar um estrago e tanto, mas a agência espacial chinesa salienta que está possibilidade é remota. Uma estação soviética de 20 toneladas caiu na Terra em 1991, a chamada Salyut estava acoplada a outra estação de mesmo peso. Na época, os detritos acabaram se espalhando pela cidade Capitán Bermúdez, localizada na Argentina, onde não houve nenhuma vítima. Já em 1979, uma estação norte-americana da NASA se 77 toneladas se despedaçou em uma área não habituada na Austrália, sem causar mortes.

Fonte: Oficina da Net

Postar um comentário

0 Comentários