Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Equipes apresentam proposta de aplicativo de turismo para Rondônia durante 2ª edição do Infoparty.

Competição acontece na maior feira de tecnologia da região norte, a Infoparty. Ao todo, 24 equipes tinham se inscrito.

Desafio Hakacthon foi criado para que programadores desenvolvessem um aplicativo de turismo para Rondônia e seis equipes apresentaram seus projetos, que serão premiados. Os competidores terão até 29 de novembro para apresentarem protótipos dos aplicativos apresentados neste domingo (19). A competição acontece na 2ª edição do Infoparty, a maior feira de tecnologia da região norte, que acontece em Porto Velho neste fim de semana.
Ao todo, 24 equipes se inscreveram para participar do desafio, mas apenas sete passaram para a segunda fase de apresentação. Das sete equipes, apenas as três melhores propostas foram escolhidas para que o vencedor seja anunciado em janeiro de 2018.
De acordo com o edital do desafio, o objetivo era desenvolver um aplicativo mobile para a Superintendência de Turismo de Rondônia (Setur) para divulgar os pontos turísticos do Estado. Os competidores tiveram cinco minutos para apresentar o aplicativo e dois para responderem as perguntas dos jurados, apenas seis projetos foram apresentados. As três equipes que tiveram as melhores propostas ganharam um computador de última geração para finalizarem o aplicativo.
Segundo a Superintendente de Assuntos Estratégicos, Rosana Cristina, o desafio surgiu para suprir uma necessidade que o governo já possui. “Nós descobrimos que a Setur tinha a necessidade de um aplicativo. Sobre as propostas podemos dizer que elas foram excelentes e tem muito a colaborar para o estado”, explicou Rosana.

Mais de quatro mil pessoas participam do Infoparty (Foto: Hosana Morais/G1) Mais de quatro mil pessoas participam do Infoparty (Foto: Hosana Morais/G1)
Mais de quatro mil pessoas participam do Infoparty (Foto: Hosana Morais/G1)

Para superintende da Setur Julio Olivar a ideia do desafio traz benefícios para os candidatos e para o estado de Rondônia. “Acho fundamental, pois foi um processo democratizado e oportunizou as pessoas a apresentarem o seu projeto e ainda mostrarem as percepções que eles possuem sobre cultura, gastronomia e pontos turísticos do estado. O aplicativo tem uma linguagem contemporânea, pois estará na palma da mão de quem é do estado e quem não é também", disse o superintendente.
Conforme o Superintedente da Setur, Júlio Olivar, as propostas premiadas deveriam ser escolhidas neste domingo (19), mas as equipes competidoras não apresentaram os protótipos. Entretanto, eles terão até o dia 29 de novembro para a criação e posterior apresentação.
Para Olivar, a ideia do desafio traz benefícios para os candidatos e para o estado de Rondônia. “Acho fundamental, pois foi um processo democratizado e oportunizou as pessoas a apresentarem o seu projeto e ainda mostrarem as percepções que eles possuem sobre cultura, gastronomia e pontos turísticos do estado. O aplicativo e uma linguagem contemporânea, pois sempre trabalhamos com panfletos e demais publicidade e o aplicativo vai esta na palma da mao de quem e do estado e quem nao e também, disse o superintendente.
Um dos competidores, Fábio Quinderê apresentou uma das propostas. "O legal de estar participando de uma competição como essa, é poder expor nossas ideias sobre o que gostaríamos de ver de pontos turísticos. Embora as três melhores propostas não sejam apresentadas neste domingo, ficamos felizes em poder ter mais tempo para poder desenvolver o aplicativo", disse Quinderê.
Acessibilidade
Durante as apresentações, quatro intérpretes de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) foram convidados pelos organizadores para traduzir o que os candidatos falavam. Guias para participantes cegos também estiveram presentes para prestar acessibilidade.
“É a primeira vez que o evento traz intérpretes e isso faz com que a comunidade surda se sinta a vontade para participar. Na primeira edição não houve surdos, nessa já tivemos a participação de alguns em competições de robóticas e em palestras. Na próxima, eles estarão mais confiantes em participar, pois eles terão acessibilidade”, declarou o intérprete Willian Sest

Postar um comentário

0 Comentários