Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Há dois anos pronta, UPA de Cacoal não funciona por falta de servidores, diz secretária.


Previsão é que a inauguração seja feita em janeiro. Servidores municipais estão cedidos para o Estado de Rondônia.

Há mais de dois anos com a obra concluída, a Unidade Pronto Atendimento (UPA) de Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho, ainda não realizou nenhum atendimento, isso porque a obra ainda não foi inaugurada. De acordo com a secretária municipal de Saúde (Semusa) Joelma Sesana, a demora na inauguração da unidade foi motivada pela falta de servidores para trabalharem no local. A previsão é que a inauguração seja feita em janeiro.

A UPA apresenta problemas desde o início da construção, chegando a desencadear no ano de 2015 uma operação comandada pela Polícia Civil e o Ministério Público de Rondônia (MP-RO), que tinha como objetivo desarticular um suposto esquema de arrecadação de propina durante a construção da UPA, beneficiamento em licitações e direcionamento na votação da Comissão Parlamentar de Inquerido (CPI) da saúde.

Através dessa operação, nove pessoas foram presas, dez conduzidas coercitivamente e 27 mandados de busca e apreensão foram realizados. Entre os presos havia vereadores e chefe de gabinete.


O prédio que foi construído no mesmo terreno do Hospital Municipal Materno Infantil, está sendo escondido pelo mato e a estrutura física está se deteriorando sem o uso. Em 2016, a Semusa recebeu através de emenda parlamentar R$ 798 mil para a compra de materiais para a UPA.

“Nós utilizamos esse valor para a compra de equipamentos e materiais, portanto a UPA já está toda equipada e pronta para a inauguração e atendimento de pacientes”, garantiu a secretária.

Porém, não adianta a estrutura física e os equipamentos, se não tem pessoal para manter o funcionamento do local, relata a secretária. Segundo Joelma, não há servidores disponíveis no momento para atuar na undiade. No entanto, 96 funcionários municipais da saúde estão cedidos para o Estado de Rondônia.

“Nós estamos em negociação com o Estado de Rondônia, para que possa nos devolver esses servidores municipais, entre eles temos médicos, enfermeiros, técnicos e serviços gerais. Se conseguirmos entrar em um acordo, esses servidores serão suficientes para o funcionamento”, garantiu Joelma.

Após a negociação com Governo do Estado, Joelma pretende inaugurar a UPA no mês de janeiro de 2018. Após a inauguração, a undiade será mantida pela prefeitura de Cacoal e funcionará 24 horas. A equipe do G1 entrou em contato com a equipe da Secretaria Estadual de Saúde, porém ainda não informaram se essa negociação para o retorno dos servidores ao quadro do município está ocorrendo.

Postar um comentário

0 Comentários