Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Polícia Civil deflagra operação para apreender carros comprados de forma fraudulenta em Porto Velho


Veículos eram adquiridos em nome de laranjas e repassados a locadoras da capital. Concessionárias ficavam no prejuízo, sem ter a quem cobrar.

A Polícia Civil realiza nesta quinta-feira (30), em Porto Velho, a ‘Operação Akhav’, com objetivo de reprimir a atuação de um grupo criminoso, especializado em estelionato, que usa laranjas para aquisição de veículos em concessionárias da capital.

Durante o dia serão cumpridos sete mandados de busca e apreensão, sendo seis em residências e um em uma empresa de venda e aluguel de veículos. Segundo a Polícia Civil, a operação é resultado de uma investigação de aproximadamente três meses que teve início a partir de uma denúncia anônima.

Ainda segundo informações da Polícia Civil, os estelionatários utilizavam, em sua maioria, egressos do sistema penitenciário, que lhes forneciam documentação necessária para realizar os contratos de financiamento. Depois de retirar o veículo da concessionária, o laranja recebia sua compensação, variando de R$ 3 mil a R$ 5 mil, e repassava o veículo para membros do grupo criminoso, com procuração registrada em cartório.

Os carros, classificados pela polícia como “veículos finan”, eram fornecidos para outros criminosos utilizarem em furtos e roubos em Porto Velho e outras localidades. A polícia identificou mais de 100 veículos adquiridos de forma fraudulenta, em quase todas das concessionárias da capital.

Entre os alvos desta fase da investigação, está uma dupla que já foi presa na “Operação Apocalipse”, deflagrada, em 2013. Entre os diversos crimes descobertos na época, foi apurado um esquema milionário de estelionato envolvendo aquisição, dentre outros bens, de imóveis e veículos automotores.

O nome da operação remete a história de Jacó, em hebraico Yaakhov, que vem do verbo akhav, e significa “suplantar”, “tomar pelo calcanhar”, fazendo referência a tomar vantagem de uma situação.
Fonte G1/RO.

Postar um comentário

0 Comentários