Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Café de Cacoal, RO, fica entre cinco melhores em concurso melhor café do Brasil

Rondônia levou para o concurso nacional do café sete concorrentes. Café do Dione apresentou aromas de especiarias e toques florais, além de toques frutais como banana e mamão.

Rondônia foi para uma disputa entre os melhores cafés do Brasil com sete cafeicultores entre os 30 finalistas. No entanto, a melhor colocação entre esses concorrentes foi para o jovem Dione Mendes Bento, de 25 anos, de Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho, que produziu um café considerado um dos cinco melhores do país.

Dione conquistou a quarta colocação em um concurso que premiou os melhores café do Brasil, realizado durante a Semana Internacional do Café (Concafé), em Belo Horizonte (MG).

No Estado de Rondônia o produtor foi o grande vencedor do 3º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café, realizado no dia 21 de setembro em Cacoal. Para conquistar a primeira colocação, ele precisou vencer outros 132 inscritos de 24 municípios. Essa boa pontuação garantiu a participação dele na Semana Internacional do Café.

Diones ficou em quarto lugar no Concafé — Foto: Magda Oliveira/G1

Para ganhar em primeiro lugar no concurso, Dione apresentou um café com aromas de especiarias e toques florais, além de toques frutais como banana e mamão. Com o manejo adequado do grão, o jovem atingiu 85.31 pontos no concurso estadual, o que garantiu a vitória, vaga para o concurso nacional, além de uma premiação de R$ 12 mil.

O agricultor que mantém a produção na linha 10 em Cacoal, atribuiu a vitória a forma de manejo praticada na lavoura, já que diminuíram a quantidade de agrotóxicos usados na plantação, além de ter selecionado, lavado e secado o café na estufa. Essa foi a primeira vez que ele concorreu ao concurso, e não ganhou apenas a nível estadual, mas ficou com a quarta colocação a nível nacional.

Fonte: G1/Ro

Postar um comentário

0 Comentários