Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

SEMAGRI em parceria com produtores desenvolve projeto de café de qualidade e sustentável


Nesta segunda-feira (06), na propriedade dos cafeicultores Esequiel Borchartt e Adalto Lima Alves, foi inaugurado um terrerão de café suspenso, um projeto da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI) em parceria com os produtores, que visa a produção de café sustentável. Nesse modelo de cafeicultura se visa buscar o café com menos defeito possível, onde toma-se o cuidado de colher o café com cerca de 90% de maduração. Esse café passa por uma lavagem, para separar os grãos defeituosos e mau granados. Após a lavagem e separação, os grãos verdes que ainda permanecerem são retirados também. O objetivo é ter um café maduro, visando qualidade para um mercado que cada dia está mais exigente. 

Neste projeto também faz parte a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), responsável pela capacitação dos técnicos, e que vem a anos desenvolvendo essa técnica para cafeicultura. Um dos técnicos que se preparou para o projeto Dilcionir Serraglio, faz parte da SEMAGRI e é um dos responsáveis junto com os produtores no desenvolvimento dessa técnica.

Atualmente um grupo de produtores estão nessa parceria com a SEMAGRI, onde cada um receberá um terrerão, que a Secretaria está fornecendo parte da estrutura, e a outra parte fica por responsabilidade do cafeicultor, como mão de obra e alguns casos parte da madeira usada para construção. 

O grupo está atualmente com os seguintes produtores engajados no projeto: Adalto Lima Alves, Ademar Eggert, Dito Passaglia, Edio Felberg, Albino Zamperini, Eldor Much, Ronaldo Luiz, Carlos Ismael Loureço e Ivan Movio.

Segundo o secretario de agricultura Gilvan Damo, a SEMAGRI dará todo o apoio visando alcançar os objetivos do projeto, e pediu que os cafeicultores não desanimem da ideia, pois é uma excelente oportunidade de agregar valor na produção do café, e citou exemplos de produtores indígenas do nosso município que tem chamado a atenção a nível internacional pela qualidade do café produzido na aldeia.















Fonte: DECOM

Postar um comentário

0 Comentários