Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Dos quase 1,2 mil servidores do Hospital João Paulo, 45 já testaram positivo para Covid-19 em RO

Segundo a Sesau, 60 profissionais da saúde, da unidade de Porto Velho, continuam afastados aguardando resultados dos exames. Rondônia tem 223 casos confirmados do novo coronavírus.

Dos quase 1,2 mil servidores do Hospital e Pronto Socorro João Paulo II, quase 200 já realizaram exames para Covid-19 em Porto Velho. Desses, 45 testaram positivo para a doença, 61 tiveram resultado negativo e já voltaram aos postos de trabalho e outros 60 continuam afastados aguardando resultados.

As informações foram repassadas à imprensa pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) na manhã desta quarta-feira (22), durante coletiva. Segundo o secretário Fernando Máximo, ainda hoje serão feitas, em média, 25 coletas de exames de servidores do João Paulo.

“Montamos uma estrutura paralela para testar esses servidores, mesmo aqueles sem sintomas que puderam ter tido contato com servidores já positivados”, disse Máximo.

Médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e técnicos de laboratório tiveram contato com um paciente infectado no "CoronaFest" e a partir disso começaram a ter sintomas sugestivos para a doença. Por isso, o aumento no número de infectados entre profissionais da saúde é tratado como consequência de festas realizadas na capital durante a pandemia.

Denúncia
Uma paciente, que preferiu não ser identificada, ficou internada no Hospital João Paulo no dia 7 de abril. Ela denunciou ao G1 que técnicas em enfermagem não usavam Equipamentos de Proteção Individual (EPI) como máscaras, luvas e estavam atendendo com cabelos soltos.


“Não faltava material [EPI] eu via chegando. O que faltava era responsabilidade dos profissionais. Pareciam estar desfilando nos corredores, com cabelo solto”, relatou a paciente.
Questionada, a assessoria de imprensa do Hospital João Paulo II garantiu que não há falta de EPIs.

“Mesmo com material a disposição, há profissionais que não buscavam seus EPIs no setor de distribuição e isto é fiscalizando pela comissão de controle interno de infecção hospitalar".

Casos em Rondônia
O número de casos diagnosticados do novo coronavírus subiu para 223 em Rondônia na terça-feira (21), 29 a mais do que o balanço anterior divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) na segunda-feira (20). Uma nova morte por Covid-19 também foi confirmada, totalizando cinco no estado.

As 223 confirmações estão divididas em:

163 em Porto Velho;
39 em Ariquemes;
7 em Ji-Paraná;
6 em Ouro Preto do Oeste;
3 em Rolim de Moura;
1 em Alto Paraíso;
1 em Buritis;
1 em Jaru;
1 Pimenta Bueno;
1 em Vilhena.
Fonte - G1/RO

Postar um comentário

0 Comentários