Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Imagens mostram fila de pacientes nos corredores da UPA da Zona Sul em Porto Velho

 A unidade é referência no atendimento de casos moderados a graves da Covid-19 na cidade. Falta de vagas está diretamente relacionada ao aumento no número de infecções da doença, segundo prefeitura.



A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na Zona Sul de Porto Velho registra fila de pacientes à espera de atendimento. Imagens mostram pessoas em macas colocadas em corredores.

Ao G1, um membro da equipe de saúde do local confirmou que por volta de meio-dia do último domingo (28), pelo menos oito pacientes estavam na fila aguardando uma vaga de UTI.

Procurada, a Prefeitura de Porto Velho informou que todos os pacientes são assistidos de forma integral e igualitária, mesmo aqueles que ocupam leitos posicionados no corredor.

"Esses pacientes recebem assistência de todas as categorias profissionais, oxigênio (quando necessário), realização de exames e demais atendimentos semelhantes aos ofertados dentro das enfermarias", diz a prefeitura.

O município explicou que a falta de vagas para o atendimento geral está diretamente relacionada ao aumento no número de casos de Covid-19. O mês de março começa com UTIs Covid 100% lotadas em Porto Velho.

"Os novos casos de infecção não param de aumentar. As pessoas ainda estão ignorando as normas de segurança como o distanciamento social e a utilização de máscaras. É necessário uma conscientização da sociedade de que a doença é real, que há novas cepas com maior poder de contaminação e que a redução da doença também depende de atitudes individuais", consta no comunicado da prefeitura.
Situação das UPAs em Porto Velho
A capital tem três UPAs: a da Zona Sul, Zona Leste e a Jaci. Elas prestam atendimento para pacientes que apresentam sintomas do coronavírus além das demais doenças ou acidentes. Dessas, a UPA Sul é a unidade de referência no atendimento de casos moderados a graves da Covid-19, atendendo somente pacientes com sintomas da doença.



O município diz que disponibilizou outras unidades para dar suporte à UPA Sul, com leitos de retaguarda na UPA Leste, Policlínica Ana Adelaide e José Adelino, por exemplo.




No total, Porto Velho tem quase 80 leitos distribuídos em suas unidades de urgência e emergência.

Fonte - G1/RO

Postar um comentário

0 Comentários