Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Queijo de alta Floresta D’Oeste é campeão do 1° Concurso de Qualidade de Queijos de Rondônia

 

A Agroindústria Santa Paulina da dona Salete Pelissari foi consagrada campeã, na categoria Minas Padrão


Na manhã deste sábado,28, durante a 3ª Rondoleite, que aconteceu na 9ª Rondônia Rural Show Internacional, a produtora de Alta Floresta D’Oeste da Agroindústria Santa Paulina, Salete Pelissari foi consagrada campeã, na categoria Minas Padrão. “O melhor queijo minas padrão do estado de Rondônia é nosso! Parabéns dona Salete”, destaca o prefeito do município, Gio Damo.


A Prefeitura Municipal Alta Floresta D’Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), desenvolve uma série de medidas para facilitar a implantação e a legalização das agroindústrias. 


O programa tem como objetivo principal agregar valor aos produtos oriundos da agricultura familiar, a partir da verticalização da produção nas unidades produtivas. E teve início em 2012, com o atual prefeito de Alta Floresta D’Oeste Gio Damo, que era secretário de agricultura. E hoje começa a colher frutos fora das fronteiras do município. 


O 1° Concurso de Qualidade de Queijos de Rondônia (Conqueijo) visa promover a qualidade e valorização das produções queijeiras das agroindústrias familiares e dos estabelecimentos agroindustriais de pequeno porte de leite e derivados, proporcionando assim, ao produtor rural, um maior conhecimento das características técnicas na qualidade do produto final oferecido, em função dos atributos sensoriais avaliados por analistas especialistas.


Os produtores participantes do Concurso concorreram a R$ 61.551,92 (sessenta e um mil, quinhentos e cinquenta e um reais e noventa e dois centavos) em prêmios. O ConQueijo é coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em parceria com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) e Agência Estadual de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron).


O 1° ConQueijo recebeu 12 inscrições de produtores rurais das regiões da Zona da Mata, Central, Vale do Jamari, Madeira Mamoré e Cone Sul do Estado. No total, 29 queijos estarão concorrendo dentro das cinco categorias, sendo elas: muçarela, provolone, queijo minas padrão, queijo coalho e queijos de massa filada.


Os participantes são de agroindústrias familiares e estabelecimentos agroindustriais de pequeno porte de leite e derivados localizadas em Rondônia, com Serviço de Inspeção Oficial (SIM, SIE ou Sisbi).


Texto: Dhiony Costa e Silva e Governo do Estado

Imagens: Carolina Brasil e arquivo pessoal

Decom – Prefeitura de Alta Floresta D’Oeste

Postar um comentário

0 Comentários