Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Cientistas estudam método de aprendizagem sem que a pessoa precise se esforçar

Se você tinha problemas para aprender coisas que são aparentemente difíceis, como matemática, ciência, música ou até mesmo pilotar aeronaves, um novo método promete evitar anos de estudos e especificações.

Segundo o site TG Daily, cientistas americanos e japoneses trabalham num sistema de aprendizagem para que as pessoas compreendam determinadas funções sem nenhum tipo de esforço constante, tanto mental quanto físico - apenas com a visão.

Nos testes, os indivíduos são colocados dentro de um aparelho de ressonância magnética. Feito isso, tudo o que eles precisam fazer, segundo a equipe, é assistir a uma tela de computador.


Enquanto olham para o visor, os padrões das ondas cerebrais são modificados através de um código feito especialmente para induzir que determinadas atividades, ligadas à capacidade de desejo e interesse, correspondam a um estado ideal previamente conhecido. Caso assistam a um treinamento de corrida, por exemplo, o usuário pode captar informações de como se tornar um atleta.

Para tornar isso possível, os pesquisadores estudaram a forma como nós enxergamos para permitir que isso cause melhorias na performance ocular e nos métodos de entendimento.

"Várias áreas visuais de pessoas adultas são suficientemente detalhistas para provocar um aprendizado apenas com o poder da visão", explica Takeo Watanabe, neurocientista da Universidade de Boston (Estados Unidos). 

Ao repetir esses padrões, o cérebro provoca melhorias duradouras na hora de aprender alguma coisa e, mesmo quando os pacientes não estavam cientes do que visualizavam na tela do computador, foi notado que o músculo cerebral absorvia todo e qualquer dado reproduzido no visor.

A equipe pretende fazer pesquisas mais profundas, que vão envolver o poder da visão e relacioná-lo a estudos de memória e reabilitação.

Fonte: olhardigital