Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Paraenses decidem hoje se repartem Estado em três

Após momentos engraçados, outros tensos, polêmicas e acusações, os paraenses decidirão hoje se querem, ou não, dividir o Estado em três e criar outras duas unidades da federação: Carajás e Tapajós. O plebiscito começou às 8h e termina às 17h, horário local (uma hora a menos que Brasília). O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) pretende divulgar o resultado às 22h em Belém.


Pelas últimas pesquisas divulgadas, a tendência é que os paraenses rejeitem o projeto de divisão do Estado. Levantamento do Instituto Datafolha, divulgada nesta sexta-feira, revelou que 65% dos eleitores paraenses são contra a criação de Carajás e 64% são contra a criação de Tapajós. Esse percentual foi o maior entre as três pesquisas divulgadas pelo instituto.


No primeiro levantamento, por exemplo, 58% dos paraenses eram contra a criação tanto de Tapajós, quanto de Carajás. Os dados revelaram que tanto indecisos, quanto um pequeno número de pessoas favoráveis à divisão do Estado, migraram para o lado contrário. Já que às vésperas 64% se diziam contrários.

O Estado tem 4,8 milhões de eleitores mas a abstenção histórica no Pará gira entre 18% e 25%. Além disso, a votação acontece no final de um feriado prolongado no Estado.

Aproximadamente 6,7 mil homens, entre os quais 5,5 mil da Polícia Militar, trabalharão para garantir a segurança no Plebiscito.

Dezesseis municípios do Estado contarão com apoio de tropas da Força Nacional e do Exército. São quase 16 mil sessões eleitorais no Pará e 15,7 mil urnas eletrônicas. Um total de 277 pontos de transmissão ajudarão a dar mais agilidade à apuração nas regiões mais isoladas do Estado.