Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Fala Comunidade!

Na última terça-feira, dia 05 de junho, foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi criada na Conferência das Nações Unidas, em 1972, a fim de tratar de assuntos ambientais que englobam o planeta. Essa Conferência reuniu 113 países e 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade. Criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.


A importância da data está relacionada às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.

A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da Secretaria Especial do Meio Ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.

O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente 2012 é: "Economia Verde: Ela te inclui?"; e reflete a importância de cada um para o desenvolvimento sustentável. 

Podemos, cada um de nós, já fazer a nossa parte para a preservação das condições mínimas de vida na Terra, hoje e no futuro, ou seja, investir mais naquilo que temos de valioso, que é a nossa inteligência, para aprender a consumir menos o que precisamos economizar: os recursos naturais. E é sempre bom lembrar que o Brasil, identificado como um dos nove países-chave para a sustentabilidade do planeta, já é considerado uma superpotência ambiental.

Redação: Éderson Rafael