Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Abordagem previsão financera para 2013

A expectativa de vida da população brasileira continua aumentando, e dentro de vinte anos o país terá um perfil demográfico muito próximo ao que se observa hoje nas nações mais desenvolvidas. Essa mudança de perfil significará uma troca da base para o topo da pirâmide demográfica de um percentual expressivo de brasileiros, que passarão a compor a parcela economicamente não ativa da população.

Se, antes, o Brasil precisava rapidamente multiplicar o número de vagas nas escolas do ensino fundamental, médio e superior, agora terá de ficar mais atento a questões urbanísticas, atendimento à saúde e, especialmente, ao equilíbrio do sistema previdenciário, para que essa população que está envelhecendo progressivamente possa alcançar idade avançada com razoável qualidade de vida.

A questão previdenciária certamente é crucial nessa discussão. Embora enfrentando fortes resistências políticas, os países europeus, por não terem outra saída, vêm adaptando seus sistemas previdenciários oficiais a essa realidade demográfica. Para que haja equilíbrio financeiro, as pessoas terão de contribuir por mais tempo, para que também usufruam dos benefícios por mais tenpo risco que  o  brasil corre no  futura

Postar um comentário

0 Comentários