Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Nova variedade de chuchu cultivado em Rondônia é vendido para AC e AM

Chuchu pera não possui trincas  (Foto: Flávio Godoi/G1)
Uma variedade de chuchu que não apresenta trincas no corpo do fruto é cultivado em Vilhena (RO) há pouco mais de um ano. O chuchu pera é resultado de experiências genéticas de cruzamento desenvolvidas em Brasília (DF) pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Os estados do Acre e do Amazonas são o que mais compram o fruto produzido em Rondônia.

Fabiano Ferreira, produtor, conta que nesta época do ano, quando as chuvas são frequentes, a produção chega a ser o dobro da registrada na estiagem. De acordo com Ferreira, por semana, são colhidas mais de duas mil caixas de 20 quilos cada, que possuem como destino as cidades de Cacoal, Ji-Paraná e Ariquemes,em Rondônia, além dos estados do Acre e do Amazonas.


A nova variedade é totalmente lisa facilitando na hora de descascar. O preço do chuchu pera é o mesmo do fruto convencional.


“Apesar das vantagens, o custo no mercado é o mesmo. O chuchu pera tem as mesmas propriedades nutricionais em fibras e é mais fácil de preparar, pois é liso e sem espinhos o que também evita que um fruto machuque o outro deixando a casca manchada”, disse Ferreira.

Em Rondônia, de acordo com o pesquisador da Embrapa de Vilhena, Rodrigo Brogin, não há pesquisas ou desenvolvimento do plantio experimental de chuchu monitorado pela empresa.

Todas as pesquisas referentes ao fruto estão, segundo Rodrigo, concentradas em Brasília.

A pesquisadora da Embrapa Hortaliças no Distrito Federal, Milza Lana, aponta como preferência de mercado o chuchu que apresenta a casca de cor verde clara cujo tamanho varia de 12 a 18 cm de comprimento e são as características que foram implantadas no chuchu pera.

(Fonte: G1/RO)

Postar um comentário

0 Comentários