Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Operação da PF em Mato Grosso cumpre mandados em Rolim de Moura, RO

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (18), a "Operação Geia", com o objetivo de combater a falsificação de títulos do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), os quais eram realizados para obter o registro de imóveis de terras que haviam sido arrecadadas pela União.

Os agentes cumprem, ao todo, dez mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Cáceres (MT), nas cidades de Pontes e Lacerda, Cuiabá e Rondonópolis, em Mato Grosso, e Rolim de Moura, em Rondônia.

A operação, batizada de “Geia”, também combate os crimes de falsidade documental, estelionato, associação criminosa, oferta de terras irregulares como compensação de áreas perante a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e apropriação de terras públicas.

Investigação
Segundo informações da assessoria de imprensa da PF, durante a investigação, apurou-se que negociadores gerenciavam a venda das terras, agenciando compradores e cuidando para que as terras tivessem seus registros atualizados perante as repartições públicas competentes.

No caso, agentes públicos seriam os responsáveis por facilitar as fraudes e os registros, conferindo veracidade às informações constantes nos documentos apresentados.

A PF descobriu, ainda, que grileiros patrocinavam as invasões e persuadiam pessoas a adentrarem na posse das terras.

A organização criminosa contaria ainda com assessores técnicos, constituída por advogados, que davam orientações quanto ao trâmite jurídico, e laranjas, que emprestavam seus nomes para figurarem como proprietários.

Operação Geia
O nome da operação foi extraído da deusa grega que simboliza a terra, em face dos delitos apurados envolverem fraudes relacionadas a títulos falsificados do Incra.

Fonte: Rondo Notícias

Postar um comentário

0 Comentários