Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Entenda o conflito envolvendo o Estado Islâmico na Síria e no Iraque




Uma onda de violência começou nos últimos meses no Iraque e na Síria, quando o grupo muçulmano extremista Estado Islâmico (EI) passou a tomar importantes cidades e anunciou que pretende levar a batalha até a capital iraquiana, Bagdá. O avanço dos rebeldes causou reação internacional, e os Estados Unidos decidiram fazer bombardeios para combater os militantes do EI.
Entenda quem são os personagens envolvidos no conflito:
Estado Islâmico (EI): Grupo muçulmano extremista fundado em 2004 no Iraque, inicialmente como um braço da rede terrorista Al-Qaeda– com o qual romperia posteriormente. Islâmicos sunitas, seus militantes consideram os xiitas, grupo predominante no Iraque, como infiéis que merecem ser mortos e afirmam que os cristãos têm que se converter ao Islã, pagar uma taxa religiosa ou enfrentar a pena de morte.
Seu objetivo é criar um Estado muçulmano que inclua as zonas sunitas do Iraque e da Síria. A violenta ofensiva do grupo tem apoio de sunitas descontentes com o governo de Bashar Al-Assad na Síria e também com o governo iraquiano xiita.
Sunitas e xiitas são duas correntes rivais do Islã e inimigos há séculos. O Iraque já teve vários conflitos e atentados envolvendo extremistas desses dois grupos.
Sunitas: É o nome dado aos adeptos da corrente majoritária do islamismo. Constituem maioria em quase todos os países muçulmanos, menos Irã e Iraque. O nome tem origem no fato de aderirem à "Suna", livro que conta a vida de Maomé.
Originalmente, os sunitas teriam uma interpretação mais flexível dos textos sagrados e adaptariam sua crença ao tempo em que vivem. Sua ação política e religiosa é marcada pela conciliação e pragmatismo, com o diálogo entre povos e religiões. Porém, os sunitas do Estado Islâmico são radicais e têm adotado uma conduta violenta no conflito.
(FONTE-G1/RO)