Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

ALTA FLORESTA Comissão de Saúde se reuni com secretario para discutir sobre problemas da saúde


Uma comissão de finanças do Conselho Municipal de Saúde esteve na manhã desta quarta-feira, 25/03, reunido com o secretario de saúde do município e assessoria jurídica do município, para discutir os problemas identificados na saúde do município como falta de remédios e materiais pensos. 

Depois de ter levantados os problemas que estão acontecendo no hospital municipal, o secretario de saúde começou a explicar o porque da realidade. O município de Alta Floresta tinha um registro de preço que iria vencer dia 08 de março que passou. Faltando de 15 a 20 dias para vencer este registro , a secretaria entrou em contato com as empresas para adquirir os medicamentos para atender as unidades de saúde, mais aí que foi a surpresa, pois as empresas não quiseram mais entregar os medicamentos, alegando defasagem no preço por causa da alta da inflação. Com isso foi por água a baixo todo o planejamento que a secretaria de saúde tinha. 

Como o registro de preço já estava vencendo, não teria mais tempo para fazer realinhamento de preço. A secretaria resolver partir para um novo processo licitatório para contratar novas empresas que irão fornecer os medicamentos e materiais pensos. Mas isso leva tempo, pois são mais de três mil itens, e tem que serem licitados. Aliados a isso uma determinação do tribunal de contas, determinou mudanças em um sistema de consulta para fazer novos processos licitatórios muito mais complicado que o atual. Mas o secretario disse que vai tentar fazer no sistema antigo, mesmo correndo risco de sofrer multa no CPF, o objetivo é ganhar tempo para conseguir normalizar a situação o mais rápido possível.

O secretario de saúde ainda disse que mesmo assim, ainda deve levar de 30 a 40 dias para começar normalizar a falta de medicamentos e materiais pensos nas unidades de saúde. O presidente do conselho disse que vai baixar uma resolução para ajudar justificar os problemas da saúde tentando agilizar que seja mais rápido possível resolver os problemas. O conselho de saúde vai continuar seus trabalhos fiscalizando a saúde do município.





(Autor: Aírton José)