Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Sexto BIS comemora 77 anos de existência em Guajará-Mirim Uma história de conquistas



O 6º Batalhão de Infantaria de Selva realizou ontem, 17/04, uma formatura para comemorar os 78 anos de existência em Guajará-Mirim. Autoridades e demais pessoas da comunidade estiveram presentes prestigiando a solenidade no pátio do 6º BIS.

Diversas pessoas receberam das mãos do Comandante, Ten. Cel. Hugo Gomes Centeno, o certificado de “Amigo do 6º BIS”.

Um dos pontos marcantes da solenidade foi o desfile dos militares da reserva, que tiveram o prazer de relembrar os velhos tempos no batalhão. Durante seu pronunciamento, o comandante deixou claro que sente orgulho de seus comandados, que muito tem contribuído para a preservação de uma história de muitas conquistas ao longo dos anos.

Houve também o desfile da tropa ao som da banda do Sexta Batalhão de Infantaria de Selva. Logo após a solenidade de formatura, as pessoas presentes foram convidadas a participar de um coquetel no Clube Boinas Rajadas.


História do 6º BIS


O 6º Batalhão de Infantaria de Selva teve origem no Contingente Especial de Fronteira, criado por determinação do Ministério da Guerra, em vinte e três de setembro de mil novecentos e trinta e dois, com efetivo de trinta e três praças, ficando subordinado à Inspetoria de Fronteira Madeira Mamoré, sediada em Porto Velho. Em vinte e dois de novembro do mesmo ano, o grupamento se instalou efetivamente na cidade sob o comando do segundo Tenente Raimundo Zeno Ferreira.
Em dez de novembro de mil novecentos e trinta e cinco transfere-se para instalações próprias, onde hoje funciona o Círculo Militar Boinas Rajadas.

Em trinta de março de mil novecentos e cinqüenta e cinco, é transformado em Sexta Companhia Especial de Fronteira, até que em mil novecentos e cinqüenta e sete passa a ocupar suas atuais instalações.
Foi transformado em trinta e um de março de mil novecentos e setenta e sete em 6º Batalhão Especial de Fronteira, sendo que em dezenove de maio de mil novecentos e noventa e dois passou a ser denominado Comando de Fronteira Rondônia e Sexto Batalhão de Infantaria de Selva.

Em dezenove de setembro de mil novecentos e noventa e sete, recebeu o Estandarte e a designação histórica de “Batalhão Forte Príncipe da Beira”, conforme publicado no Boletim do Exército da mesma data, e publicado no Boletim Interno do Sexto BIS em treze de outubro de mil novecentos e noventa e sete.
O 6º Batalhão de Infantaria de Selva é constituído pelo Estado-Maior, uma Companhia de Comando e Apoio, duas Companhias de Fuzileiros de Selva e uma Base Administrativa, além do Primeiro Pelotão de Fuzileiros de Selva Destacado no Forte Príncipe da Beira, na Cidade de Costa Marques.

Atualmente o Comando de Fronteira – Rondônia / 6º Batalhão de Infantaria de Selva é comandado pelo Senhor Tenente Coronel de Infantaria Victor Hugo Gomes Centeno.

FONTE: Guajaraemcimadanotícia