Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Votação do impeachment tem 1,5 mil PMs e Esplanada fechada nesta quarta



O governo do Distrito Federal fechou nesta quarta-feira (11) a Esplanada dos Ministérios para a votação do impeachment da presidente Dilma Rousseff no Senado. Cerca de 1,5 mil policiais militares farão a segurança durante o processo, mas o número pode aumentar de acordo com a necessidade, diz a Secretaria de Segurança Pública.
De acordo com a pasta, 150 policiais civis vão atuar durante o processo. Haverá reforço na 5ª DP, na Asa Norte, delegacia que atende as ocorrência da Esplanada dos Ministérios. O GDF vai destacar 160 bombeiros, 44 agentes de trânsito e dez servidores operacionais.
Manifestantes contra e a favor do impeachment serão separados por um muro e um corredor de 80 m no meio do gramado da Esplanada, entre a Catedral e o Congresso. O mesmo esquema foi adotado durante a votação do processo na Câmara Federal.
Máscaras, lenços, bandanas e outros adereços que escondam o rosto estão proibidos. O mesmo vale para objetos cortantes e fogos de artifício. Não será permitida a venda de bebidas alcoólicas no local.
Os participantes só poderão ficar até a Alameda dos Estados. O espaço entre a Praça dos Três Poderes, o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal, o Palácio do Planalto, o Itamaraty e o Ministério da Justiça será restrito para as forças de segurança.
O esquema da operação foi decidido em reunião do comitê de pacificação, com representantes dos grupos pró e contra o impeachment, realizada nesta segunda (9). O GDF informou que os participantes abriram mão de bonecos infláveis gigantes, bandeiras fixadas por paus e projeções de laser.
A secretaria não divulgou estimativa de público durante o processo. Na votação na Câmara Federal, 80 mil estiveram na Esplanada, segundo a pasta.

Votação no Senado
Os parlamentares vão votar nesta quarta o parecer do relator da comissão especial do impeachment no Senado, Antonio Anastasia (PSDB-MG), que defende a abertura do processo de afastamento.
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou nesta terça-feira (10) que Anastasia (PSDB-MG) e o advogado-geral da União, ministro José Eduardo Cardozo, devem ser os últimos a falar – por 15 minutos cada um – na sessão desta quarta-feira (11) que pode afastar a presidente Dilma Rousseff por até 180 dias.

Os senadores vão decidir se o Senado abre ou não o processo de impeachment da presidente. Se a maioria simples (metade dos presentes mais um) aprovar a instauração do processo, Dilma será afastada, e o vice Michel Temer assumirá a Presidência da República. Se o parecer for rejeitado, o processo é arquivado.
Fonte;G1-GLOBO.

Postar um comentário

0 Comentários