Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Raio cai em pé de manga e mata 45 bovinos em fazenda de Rondônia


Uma descarga elétrica matou 45 bovinos da raça nelore em uma fazenda de Ouro Preto do Oeste (RO). De acordo com a Agência de Defesa Agrosilvipastoril de Rondônia (Idaron), os animais estavam debaixo de um pé de manga, provavelmente se escondendo de um temporal, quando um raio caiu no local e matou todos os bovinos. O prejuízo estimado do pecuarista com a morte do gado é de R$ 58 mil.

Conforme a Idaron, o mais provável é que os 45 bovinos morreram durante um temporal que atingiu a região no começo da semana, mas o pecuarista só encontrou os corpos debaixo da árvore três dias depois.

Após ver os animais mortos, o produtor rural informou o ocorrido ao escritório regional da Idaron, que compareceu à propriedade para uma vistoria. Segundo a professora de medicina veterinária Renata Fuverki, a carne dos animais que morrem vítimas de uma descarga elétrica é imprópria para consumo. "O ideal é que sejam colocados em uma vala com material como cal e depois sejam cobertos por terra. Também devem ser enterrados longe de fontes de água. Nestes tipos de casos não é necessário à incineração dos animais", explica Renata.

Segundo a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), o produtor de Ouro Preto teve um prejuízo estimado em aproximadamente R$ 58 mil com a morte dos 45 bovinos.

(Fonte: G1/RO)

Postar um comentário

0 Comentários