Ouça Nossa Rádio Ao Vivo

Últimas
segunda-feira, 21 de agosto de 2017

EUA e Coreia do Sul iniciam manobras militares em momento de tensão


Coreia do Sul e Estados Unidos iniciaram seus exercícios militares anuais conjuntos nesta segunda-feira (21), enquanto o presidente sul-coreano, Moon Jae-In, pedia à Coreia do Norte para não usá-los como desculpa para perpetuar o "círculo vicioso" das tensões.

Milhares de soldados participam da manobra militar "Ulchi Freedom Guardian" (UFG). Baseada em grande medida em simulações por computador, esses exercícios serão realizados na Coreia do Sul e vão durar duas semanas.

Os dois aliados apresentam essas operações como defensivas, mas, para Pyongyang, trata-se de uma repetição provocadora da invasão de seu território. E, todo o ano, ameaça lançar represálias militares.

A China, aliada norte-coreana, voltou a pedir nesta segunda que os dois países suspendam seus exercícios conjuntos e que sejam retomadas conversações para por fim à crise entre Estados Unidos e Coreia do Norte. Pyongyang, por sua vez, criticou os exercícios, dizendo que eles buscam "inflamar uma guerra nuclear na península coreana".

"A atual situação na península da Coreia é muito sensível e frágil, o que requer que as partes diretamente envolvidas, Estados Unidos e Coreia do Sul, incluídos, façam esforços conjuntos para reduzir as tensões", afirmou a porta-voz do ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying.

"Isso visa inflamar uma guerra nuclear na península coreana a qualquer custo", disse a agência de notícias estatal norte-coreana, KCNA. "A situação na península coreana mergulhou em uma fase crítica devido ao imprudente alvoroço de guerra dirigido à Coreia do Norte pelos maníacos de guerra", acrescenta.

Fonte: G1
  • Blogger Comments
  • Facebook Comments

0 comentários:

Postar um comentário

Item Reviewed: EUA e Coreia do Sul iniciam manobras militares em momento de tensão Rating: 5 Reviewed By: Radio PrincesaWeb