Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Alta Floresta: Lideranças do MPA realizam encontro


Um grupo de lideranças ligadas ao MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores), estão realizando um encontro na Escola da comunidade Poty, esquina da Linha 60 com a 156, em Alta Floresta. Este encontro é de âmbito estadual e deve durar até sexta-feira. 

Neste primeiro dia, as plenárias do encontro fizeram um apanhado geral da conjuntura política do Brasil e da América Latina. Na primeira palestra do dia um militante venezuelano fez uma breve fala sobre a conjuntura da Venezuela, explicando aos presentes, como o país vem atravessando a pressão para não entregar suas riquezas ao capitalismo internacional.

Logo em seguida, a militante Leila da coordenação nacional do MPA acompanhada do Sr. Ausélio que é ligado ao MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), ambos de Porto Velho, falaram da conjuntura política brasileira. Onde resumiram, chamando o impeachment da ex-presidente Dilma Roussef de golpe parlamentar, que vem dia a dia tirando direito dos trabalhadores e entregando nossas riquezas como o Pré-Sal para organismos internacionais. Mas o que chama atenção, é que em vez de o governo utilizar essas riquezas para resolver os problemas, como o suposto rombo da previdência, eles simplesmente utilizam para satisfazer interesses internacionais de grupos financeiros, deixando a população na míngua.

O Sr. Ausélio também falou sobre a situação do Estado de Rondônia, onde comentou sobre a situação fundiária do Estado. Existe um projeto para os próximos 10 anos no Estado, que tem objetivo de provocar um grande crescimento econômico no Estado, incentivando a expansão da soja e do agronegócio. Já existe uma grande preocupação dos camponeses, que muitos deles podem ser expulsos de suas terras, pois há muitas propriedades ilegais, com sua situação fundiária enrolada como falta de titulos.

Em seguida, começou-se a discutir os desafios que o movimento deve enfrentar nas suas jornadas de luta daqui para frente. Até o final do encontro, estaremos trazendo novas informações.




Fonte: Portal Princesa Web

Postar um comentário

0 Comentários