Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Meninos de 13 anos constroem robôs e se preparam para palestrar na Campus Party RO

Grupo formado por garotos de Porto Velho irá se apresentar em um dos maiores eventos de tecnologia do mundo. Campus Party começa dia 1º de agosto.
Entre os apaixonados por tecnologia que participarão da Campus Party Rondônia, está um grupo de Porto Velho, formado por meninos de 13 anos, que palestrarão sobre “Robótica de Chão”. Em meio aos mais de 20 robôs já desenvolvidos pelo grupo, o “besourinho”, foi que chamou a atenção dos organizadores do evento.

No besourinho, a programação robótica controlada pelo celular, vem acompanhada da ideia do fácil acesso, para isso, os meninos usaram produtos como CDs e rodas de carrinhos de brinquedos para montar o robô.

"Tem que saber e ter muita lógica, raciocínio e criatividade, principalmente na parte da mecânica", explica Kauanza Silva, um dos integrantes do grupo.

O grupo se reúne na casa de Daniel Bomfim, que é responsável pela programação dos robôs. "É um trabalho bem difícil, principalmente na parte da mecânica, mas a parte da programação é um pouquinho mais fácil se você já tá mais por dentro dessa área", comenta Daniel.
Robô é controlado pelo celular  (Foto: Reprodução/ Rede Amazônica )
Maurício Marinho, pai de Daniel, diz não se incomodar com os meninos transformando sua casa em uma oficina de robótica, segundo ele todo o esforço vale a pena para que os meninos cresçam na área. "Desde 2014 a gente utiliza esse espaço pra poder fazer ciência", pontua.

A mãe de Daniel, também comentou que na palestra da Campus Party Rondônia, o grupo pretende mostrar que é possível construir um robô, com coisas que as pessoas podem ter em casa. "Os meninos fazem justamente isso, trazer a robótica associada as coisas de fácil acesso", diz Marcela Bomfim.

Interesse surgiu em uma feira de tecnologia

O projeto do grupo começou em outubro de 2017, depois que o contato com o mundo da tecnologia foi impulsionado durante visita a uma feira tecnológica. Por esse motivo, os meninos estão motivados a expandir e apresentar a ideia para outras crianças e adultos.

“Nosso estado é muito carente disso, e nem todas as pessoas têm acesso para desenvolver projetos como esses. O objetivo dos meninos é levar essa oficina, para outras crianças do estado, e quem sabe até de fora”, conta Marcela.
Meninos se preparam para palestrar na Campus Party RO  (Foto: Reprodução/ Rede Amazônica )

Kauanza Silva e Daniel Bonfim, representarão o grupo na Campus Party Rondônia, a palestra acontece no dia 2 de agosto a partir das 22h.

“Nós estamos fazendo camisetas para divulgar a comunidade deles, e conseguir apoio também. Como pais ficamos orgulhosos, e ao mesmo tempo com cuidado e zelo, para que eles sejam incentivados, mas sem deixar de ser criança”, acrescenta Marcela Bomfim.

A Campus Party, é considerada o maior evento de tecnologia do mundo, e será realizada pela primeira vez na região norte do Brasil de 1 a 5 de agosto. O evento acontece em Porto Velho, e a organização espera um público de 30 mil pessoas.
Fonte G1/RO

Postar um comentário

0 Comentários