Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Veja quem são os deputados federais de Rondônia que tomam posse nesta sexta-feira

Cinco dos oito eleitos são novatos no cargo. Partidos PODE, PSD, PSDB, MDB, PP, PDT, PSB e PSL compões a bancada federal de Rondônia.


Os deputados federais de Rondônia, eleitos nas Eleições 2018, tomam posse nesta sexta-feira (31) na Câmara dos Deputados em Brasília (DF).

Dos oito eleitos, cinco "provam" das cadeiras parlamentares pela primeira vez. Os outros três estavam no cargo desde 2015 e permanecerão na Casa de Leis por mais quatro anos, pois foram reeleitos.

Assim como nas legislaturas anteriores, os homens representam a maior parte da bancada no estado. Em 2018, apenas três mulheres foram eleitas, incluindo a primeira deputada negra.

Os partidos PODE, PSD, PSDB, MDB, PP, PDT, PSB e PSL vão compor a bancada federal de Rondônia. Nenhum partido teve mais de um candidato eleito.


Coronel Chrisóstomo — Foto: Reprodução/Facebook

Coronel Chrisóstomo (PSL) Engenheiro e militar, Chrisóstomo de Moura tem 59 anos e foi eleito em 2018 com 28.344 votos, ficando em 8° lugar. Do mesmo partido de Jair Bolsonaro (PSL), o coronel deve fazer parte da bancada favorável aos projetos da Presidência. Chrisóstomo é casado e natural de Tefé, no Amazonas.


Nazif já foi prefeito de Porto Velho e tentou reeleição — Foto: Toni Francis/ G1

Dr. Mauro Nazif (PSB) Médico por formação, Mauro completou 60 anos neste mês de janeiro e também estreia na Câmara Federal. No currículo político, Nazif carrega a experiência de vereador de Porto Velho, entre 1989 e 1993, e deputado estadual, de 1993 a 2003. Ele também foi prefeito da capital do estado de 2013 a 2016.


Expedito Netto — Foto: Reprodução/Facebook

Expedito Netto (PSD) Aos 30 anos, o empresário Expedito Gonçalves Ferreira Netto é solteiro e já tem experiência na Câmara. Ele foi reeleito em 2018 com 39.953 votos. Durante o 1° legislativo, Expedito votou contra a PEC do Teto dos Gastos Públicos. Em 2017 ele foi contrário à Reforma Trabalhista no Congresso.


Jaqueline Cassol — Foto: Reprodução/Facebook

Jaqueline Cassol (PP) Advogada, Jaqueline tem 44 anos e é casada. Esta é a primeira que ela vai ocupar a cadeira na Câmara. Nas urnas em 2018, a deputada obteve 34.193 votos. Jaqueline lidera o ranking dos deputados milionários do país. Ao todo, a advogada declarou um patrimônio de R$ 10.015.845,53.


Léo Moraes — Foto: Reprodução/Facebook

Léo Moraes (PODE) Deputado mais votado nas Eleições 2018, com 69.565 votos, Léo Moraes tem 25 anos e vai experimentar a cadeira federal pela primeira vez. Até então, o político foi vereador de Porto Velho e deputado na Assembleia Legislativa (ALE-RO). Ele concorreu ao cargo de prefeito de Porto Velho em 2016, mas foi derrotado no 2° turno.


Lúcio Mosquini foi eleito deputado em 2018 — Foto: Decom/Divulgação

Lúcio Mosquini (MDB) Reeleito com 38.630 votos, Mosquini tem apenas a experiência de deputado federal na carreira política. Formado em engenharia elétrica, Lúcio tem 49 anos e é casado. Segundo a Câmara, no 1° mandato, o deputado recebeu o auxílio-moradia de R$ 7.320,00 nos anos anteriores. Até 2018 ele tinha 20 pessoas trabalhando em seu gabinete.


Mariana Carvalho — Foto: Reprodução/Facebook

Mariana Carvalho (PSDB) Mariana Fonseca Ribeiro Carvalho de Moraes, 32 anos, é médica solteira e atualmente moradora de Porto Velho. Irmã do vereador Maurício Carvalho (PSDB), a deputada vai estar no 2° mandato na Câmara. Nas Eleições 2018, Mariana foi a terceira mais votada no estado, com 38.776 votos.


Silvia Cristina — Foto: Reprodução/Facebook

Silvia Cristina (PDT)  Jornalista e redatora, Silvia é a primeira deputada negra eleita em Rondônia para um cargo na Câmara. Ela teve 33.038 votos. Silvia tem 44 anos, é natural de Linhares (ES) e filha de uma cozinheira e de um trabalhador braçal analfabeto. Silvia também já foi vereadora de Ji-Paraná (RO). 



Postar um comentário

0 Comentários