Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Justiça arquiva caso de advogada barrada no TJ por estar com roupa 'inadequada' em RO

Tribunal entendeu que servidor agiu dentro das atribuições da função de orientar o público sobre as normas da instituição. Caso aconteceu em abril.

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) arquivou uma sindicância aberta para apurar a conduta de um servidor acusado de barrar a entrada de uma advogada no edifício-sede alegando que a roupa dela era inadequada para o espaço. O caso ocorreu em 26 de abril deste ano, quando a advogada chegava no tribunal para acompanhar uma sessão.

Conforme publicado no Diário da Justiça de quarta-feira (21), o órgão entendeu que o servidor cumpriu a obrigação dele ao informar as regras do prédio à advogada.

Na decisão desta semana, o TJ ressalta que advogada teve acesso "sem qualquer outro embaraço" após ser orientada da norma.

De acordo com a portaria, caso haja irregularidade, o servidor tem respaldo em instrução normativa para, se for o caso, impedir o acesso de pessoas que não estejam vestidas de acordo com o regulamento.

Em 1° de maio, o tribunal havia determinado a apuração da conduta do servidor, diante da acusação de constrangimento feita pela advogada.

A manifestação do TJ ocorreu após a repercussão negativa do fato nas redes sociais. Na época, a seccional de Rondônia e comissões da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) se manifestaram contra o tratamento dado a Eduarda.

A OAB afirmou que o constrangimento se deu pela presença de várias pessoas no momento em que a advogada foi advertida. A entidade disse também que a ação gerou "olhares maldosos e comentários".


Ao G1, Eduarda Meyka disse que a abordagem do servidor foi brusca, inesperada e que ela chegou a ouvir que estava "com tudo pra fora".

"Sem nenhuma sensibilidade, falaram alto e em meio a todos que estavam no saguão de entrada do TJ. Os dois funcionários perguntaram se eu estava indo a algum gabinete. Nesse momento eu previ, pela abordagem e olhares, que iriam me recriminar por algo. Respondi que estava indo assistir a uma sessão - na qual eu tinha dois processos a serem julgados. Foi então que um deles questionou se eu teria uma blusa. Contestei ironicamente falando que sim e que, inclusive, eu estava usando. A abordagem foi abrupta", contou Eduarda.

Depois de publicar a história nas redes sociais, ela passou a receber apoio e várias pessoas e entidades, como a OAB.

O TJ-RO esclareceu que a norma de controle de acesso às instalações são definidas com base nas orientações do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Supremo Tribunal Federal (STF).

Fonte G1/RO.

Postar um comentário

0 Comentários