Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

1º lote de vacina contra gripe acaba em Porto Velho, diz Semusa

Idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde são prioridade. Próximo lote deve ser entregue pelo Ministério da Saúde no dia 1º de abril.


As doses de vacinas contra H1N1 e a Influenza terminaram em todas as unidades de saúde de Porto Velho. A falta das doses para a primeira fase da campanha de vacinação contra a gripe foi confirmada pela prefeitura da capital esta terça-feira (24). Idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde estão na fila de prioridade.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), o próximo lote está previsto para ser entregue no dia 1º de abril pelo Ministério da Saúde.

A Semusa informou que os grupos prioritários serão avisados da retomada dos atendimentos e disponibilizou o seguinte número para retirada de dúvidas: (69) 3224-8071. A vacina protege contra o H1N1, H2N3 e Influenza B, doenças que podem levar a morte.

Transmissão
A gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é transmitida pelas secreções respiratórias, a partir de tosse ou espirros, e pode sobreviver algumas horas em diversas superfícies.

Os sintomas são febre alta, calafrios, tosse (que pode ser seca ou com expectoração), dor de cabeça, dor de garganta, cansaço, dor muscular e coriza.

Prevenção
Higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel, principalmente depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes das refeições, e antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz;
Evitar tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies potencialmente contaminadas (corrimão, bancos, maçanetas etc);
Evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas;
Manter os ambientes ventilados e arejados;
Limpar com álcool superfícies e objetos que entram em contato frequente com as mãos, como mesas, teclados, maçanetas e corrimãos;
Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e demais objetos de uso pessoal;
Manter hábitos de alimentação saudáveis, com ingestão de líquidos e realização de atividades físicas.

Fonte - G1/RO.

Postar um comentário

0 Comentários