Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Em live, governador anuncia que Rondônia fará os próprios testes de coronavírus

Até então, governo enviava amostras para laboratórios de referência fora do estado. Biomédica do Lacen foi treinada para fazer testes da Covid-19 em Porto Velho, diz secretário.


A governador Marcos Rocha anunciou, através de uma live no Facebook, que o estado de Rondônia realizará os próprios testes de coronavírus a partir desta quinta-feira (19). Até a última atualização do Ministério da Saúde, o estado contabiliza 61 casos suspeitos da Covid-19, mas nenhum confirmado.

Ao lado do secretário estadual de saúde, Marcos Rocha disse que Rondônia não vai mais precisar enviar amostras de casos suspeitos da Covid-19 para testes em laboratórios fora do estado. Isso porque Rondônia recebeu, na última quarta-feira (18), os kits do Ministério da Saúde.

"A gente já vai poder fazer o teste em Rondônia a partir de hoje", afirmou Marcos Rocha, que usou máscara durante toda a transmissão.
Na mesma live no Facebook, o secretário Fernando Máximo disse que, com os testes da Covid-19 sendo realizados no Laboratório Central de Rondônia (Lacen), os resultados devem sair mais rápidos.

Até então, o procedimento para saber se alguém do estado tinha coronavírus funcionava da seguinte maneira:

"A gente coletava amostra em pacientes com sintomas [capital e interior]. Já no Lacen em Porto Velho, a gente fazia os testes de H1N1 e outras influenzas e, uma vez por semana, por causa da logística, o Ministério da Saúde enviava uma equipe a Rondônia para pegar as amostras e levá-las aos laboratórios de referência, como o Evandro Chagas, em Belém (PA). O paciente de Rondônia que tinha amostra coletada nesta quinta-feira, por exemplo, a mesma só era recolhida pelo Ministério da Saúde na quarta-feira da semana seguinte", afirma o secretário estadual de Saúde.

Os testes de coronavírus serão feitos por uma biomédica do Lacen, que recebeu treinamento específico do Ministério da Saúde. "Ela fez o treinamento em Belém e estava aguardando os kits chegarem a Rondônia pra gente começar a fazer nossos próprios testes", afirma Máximo.

É falso que supermercados fecharão devido ao coronavírus em Rondônia, diz associação
Coronavírus em estados vizinhos
Estados vizinhos a Rondônia, como Acre e Amazonas, já registraram casos positivos para Covid-19.

Por causa da pandemia da Covid-19, várias medidas já foram adotadas pelos órgãos rondonienses. Aulas foram suspensas, Sines estão fechados e atividades físicas em academias acabaram suspensas.

O governador Marcos Rocha pediu, nesta quinta-feira, que a população evite sair de casa sem necessidade.

Fonte G1/RO.

Postar um comentário

0 Comentários