Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Governo confirma primeira morte por coronavírus em Rondônia

Idosa de 66 anos morreu no Cemetron em Porto Velho no fim de semana. Morte foi confirmada pela Sesau nesta segunda-feira (30).


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou nesta segunda-feira (30) a primeira morte por coronavírus em Rondônia. A paciente era uma idosa de 66 anos que estava internada no Centro de Medicina Tropical (Cemetron) em Porto Velho.

A senhora deu entrada no hospital na noite do sábado (28) com sintomas como tosse e febre, e morreu na madrugada de domingo (29) por complicação no quadro respiratório.

O óbito foi atestado como Covid-19, hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus, no entanto o resultado dos exames, que deu positivo para o novo coronavírus, só ficou pronto nesta segunda.

A diretoria do Cemetron explicou que a doença foi sinalizada no atestado de óbito para que fossem tomadas as devidas precauções, já que a paciente apresentava um caso suspeito.

PANDEMIA: veja quais países já registraram casos da doença
GUIA ILUSTRADO: sintomas, transmissão e prevenção
PERGUNTAS E RESPOSTAS: infectologistas respondem
BOATOS: O que é #FATO ou #FAKE sobre o coronavírus
GRUPOS VULNERÁVEIS: veja quais grupos têm mais complicações
Segundo a Sesau, a mulher não teve contato com outros pacientes e não viajou recentemente, mas foi colhido o material para o exame de coronavírus devido os sintomas gripais e a gravidade do quadro. Também foi informado que a Vigilância Sanitária está em contato com a família para orientar o isolamento.

Rondônia tem 8 casos de Covid-19 confirmados, sendo 6 em Porto Velho, 1 em Jaru e 1 em Ji-Paraná.

Casos confirmados em RO
Ji-Paraná: Paciente de 29 anos, que mora em São Paulo, e que esteve na cidade a trabalho;
Porto Velho: Pacientes de 35 anos e 45 anos. Ambos apresentaram sintomas depois de retornarem de viagens;
Porto Velho: Pacientes de 39 anos e 36 anos. Os dois são um casal de Porto Velho. O homem foi diagnosticado com a doença após voltar de São Paulo e a mulher apresentou sintomas depois que o marido retornou de viagem;
Porto Velho: Paciente de 31 anos. Ela não tem histórico de viagem para outro país com transmissão de Covid-19 nos últimos 15 dias.
Porto Velho: Paciente de 66 anos. Ela não tinha histórico de viagens e deu entrada no hospital com sintomas como tosse e febre. A senhora morreu no dia seguinte a internação.
Jaru: Paciente de 35 anos.
Falta de exames
O estado de Rondônia ficou dois dias sem a realização de exames para detectar Covid-19 em pacientes suspeitos. Segundo a Sesau, o motivo foi a falta dos kits, que deveriam ter sido entregues no início da semana, mas só chegaram no estado neste domingo (29) devido a "instabilidade no fluxo aéreo".

Com a chegada dos kits, os testes voltaram a ser realizados ainda no domingo.



Fonte G1/RO.

Postar um comentário

0 Comentários