Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Ji-Paraná confirma 1° caso de coronavírus em Rondônia, diz secretaria municipal

Paciente é morador de São Paulo; confirmação foi dada pelo secretário municipal, Rafael Papa. Exame foi feito num laboratório particular, não credenciado pelo Ministério da Saúde.


A Secretaria Municipal de Saúde de Ji-Paraná confirmou, na noite desta quinta-feira (19), o primeiro caso positivo para o novo coronavírus em Rondônia. De acordo com a pasta, o paciente, de 29 anos, é morador de São Paulo que esteve em viagem a trabalho no município e, após sentir os sintomas, contratou uma equipe médica particular.

O resultado do exame diagnosticado como positivo foi entregue no início da noite desta quinta-feira ao departamento de epidemiologia de Ji-Paraná, que registrou o caso no sistema nacional de controle.

Casos de coronavírus no Brasil: há 647 infectados em 21 estados e no DF
Por telefone, o secretário municipal Rafael Papa confirmou ao G1 a veracidade do caso. "É verdade. Daremos mais detalhes sobre o diagnóstico em uma coletiva de imprensa na sexta-feira (20)", disse.

Ainda de acordo com a secretaria municipal, amostras foram coletadas na cidade e encaminhadas para análise em laboratório da rede de saúde privada. Depois da coleta, o paciente infectado fretou voo particular retornando para São Paulo, onde permanece em observação médica e isolamento.

Por telefone, o coordenador estadual do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, Sid Orleans, informou que o exame realizado em Ji-Paraná foi feito em um laboratório particular, e portanto, neste momento, a secretaria de saúde Rondônia e o Ministério da Saúde não confirmam a informação.

Sid orleans disse ainda que, na manhã desta sexta-feira (20), uma equipe vai localizar as amostras na tentativa de realizar uma contraprova em um laboratório credenciado pelo Ministério da Saúde e somente após esses procedimentos será possível considerar ou não o caso em investigação, anunciado pela prefeitura de Ji-Paraná.
FONTE G1/RO

Postar um comentário

0 Comentários