Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Alta Floresta: Obras do novo CAPS estão em andamento

O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) é um serviço de saúde disponibilizado pelo SUS (Sistema Único de Saúde) para tratar exclusivamente pacientes que sofrem de transtornos mentais, psicoses, neuroses graves, dependentes químicos entre outras patologias psiquiátricas.

Onde o município de Alta Floresta, vai ganhar uma nova sede que irá funcionar ao lado do Hospital Municipal, garantindo uma qualidade melhor no atendimento, tanto para os servidores como para os pacientes, que serão atendidos pela Unidade.

Como funciona o tratamento no CAPS?

Para receber atendimento no CAPS o paciente pode procurar uma unidade por livre e espontânea vontade, ou ele pode ser encaminhado pela Estratégia Saúde da Família ou alguma outra instituição. Ao chegar, o paciente é analisado pelo profissional de plantão, para entender o quadro clínico que ele se encontra.

Cada paciente possui um Terapeuta de Referência, acompanhando o caso, e assim criando uma relação de confiança importante para esses tipos de pacientes. O Terapeuta é responsável por realizar o Projeto Terapêutico Singular (PTS), que são uma série de atividades e terapias do paciente dentro do CAPS, como por exemplo, sessões de psicoterapia, consultas médicas, oficinas terapêuticas, entre outras atividades.

O paciente deve iniciar seu tratamento no modo intensivo, e conforme tenha melhoras significativas no seu quadro clínico deve migrar para o semi-intensivo e posteriormente, não-intensivo.

Devido a pandemia do novo Coronavírus algumas atividades estão suspensa temporariamente.







Fonte: Portal Princesa Web.

Postar um comentário

0 Comentários