Edital nº 32/2020 - Seleção para Cursos de Formação Inicial do Programa Novos Caminhos - Modalidade EAD



O MEC em parceria com IFRO e a Prefeitura Municipal de Alta Floresta D’Oeste, lançam o NOVO Edital n° 32/2020 ofertando vários cursos FIC-Formação Inicial e Continuada de curta duração.

O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, usando as atribuições que lhe confere a Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, torna público o Edital de seleção de candidatos aos cursos de Formação Inicial do Programa Novos Caminhos, na modalidade EaD,
com inscrições no período de 15 a 26 de julho de 2020.

1. DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS

1.1 A seleção de candidatos para os Cursos de Formação Inicial está a cargo de uma comissão designada pelo Reitor e caberá a essa comissão a responsabilidade de coordenar, de divulgar e de encaminhar todas as informações necessárias à realização da seleção de candidatos.

1.2 O Processo de Seleção para os Cursos FIC é regido por este Edital e em consonância com: Boletim de Serviço Eletrônico em 15/07/2020

a) Lei Federal nº 12.513/2011: Institui o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)
b) Resolução CD/FNDE n° 04/2012;
c) Portaria MEC nº 1.152, de 22 de dezembro de 2015;
d) Resolução nº 44/2017/REIT-CONSUP/IFRO, que trata do Regulamento de Cursos FIC e demais legislações em vigor;
e) Nota Técnica 140/2020/CGFS/DAF/SETEC.

1.3 A modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC) consiste na capacitação, qualificação, formação e aperfeiçoamento profissional de curta duração.

1.4 Os cursos ofertados são TOTALMENTE GRATUITOS e NÃO POSSUEM TAXA DE INSCRIÇÃO.

1.5 Os cursos ofertados neste Edital estão descritos no quadro do Anexo I.

1.6 O estudante que for selecionado receberá orientações, na parte inicial do curso, sobre como utilizar o Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA do IFRO.



Inscrições abertas
de 15 a 26 de julho de 2020


button inscricao NC 2
button edital NC 2

 

 

 Cursos Nº de vagas Carga horáriaPerfil Profissional
Administrador de Banco de Dados
Requisito: Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano)
 300 200 hImplementa, administra, instala e realiza manutenção em servidores de banco de dados. Documenta todas as etapas do processo. Gerencia o sistema de banco de dados e o acesso às informações.
Agente Comunitário de Saúde
Requisito: Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano)
 400 400 hPromove a saúde e a prevenção de agravos. Desenvolve atividades junto às famílias e à comunidade. Mobiliza as famílias para a vida organizativa, para a resolução de problemas identificados, para a conquista da saúde e para a autonomia dos sujeitos sociais.
Agente de Desenvolvimento Cooperativista
Requisito: Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano)
 300 160 hAuxilia no planejamento, na execução de processos, na prestação de assistência e serviços aos cooperados. Promove e atua na constituição de cooperativas em comunidades locais.
Assistente Administrativo
Requisito: Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano)
 400  160 hExecuta processos administrativos e atividades de apoio em recursos humanos, finanças, produção, logística e vendas. Atende fornecedores e clientes. Fornece e recebe informações sobre produtos e serviços.
Assistente Financeiro
Requisito: Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano)
 400 160 hAuxilia nas atividades e na operacionalização de produtos financeiros, fluxos de caixa, organização e classificação de documento contábil, emissão de ordens de pagamento e documentos fiscais.
Auxiliar de Laboratório de Saneamento
Requisito: Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano)
 300 160 hAuxilia nas atividades de coleta, armazenamento, transporte e análises de águas, efluentes, resíduos e poluentes atmosféricos. Auxilia nas atividades de controle, monitoramento e preservação ambiental.
Auxiliar em Agropecuária
Requisito: Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano)
 300 200 hAuxilia no planejamento, execução e acompanhamento da produção e de projetos agropecuários. Atende a legislação vigente.
Balconista de Farmácia
Requisito: Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano)
 300 240 hComercializa e realiza a dispensação de medicamentos e correlatos. Interpreta receitas prescritas pelo médico ou dentista e presta os devidos esclarecimentos no que se refere ao uso correto dos medicamentos.
Cadista para a Construção Civil
Requisito: Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano)
 400 160 hAuxilia  na representação  gráfica de projetos de arquitetura e engenharia civil utilizando software para representação em duas e três dimensões e tratamento realístico de imagem.
Microempreendedor Individual (MEI)
Requisito: Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) Formalizado como MEI
 300 160 hEmpreende e identifica características empreendedoras necessárias ao sucesso de um pequeno negócio. Desenvolve um modelo de negócios. Reconhece a importância da cooperação para fortalecimento dos pequenos negócios. Conhece técnicas de negociação: compra e venda de produtos, bem como o devido atendimento que se deve dispensar a clientes.
Motorista de Transporte de Carga
Requisito: Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano)
 300 220 hTransporta, coleta e entrega cargas em geral. Verifica itinerário de viagens. Movimenta cargas volumosas e pesadas. Vistoria cargas e verifica documentação de veículos e de cargas. Aplica normas de segurança no trânsito.
Operador de Computador
Requisito: Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano)
 300 160 hUtiliza sistemas operacionais, aplicativos e periféricos na organização de dados e sistemas computacionais.
Programador de Sistemas
Requisito: Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano)
 400 200 hRealiza a manutenção e programação de sistemas computacionais podendo utilizar banco de dados. Documenta as etapas do processo.
Programador Web
Requisito: Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano)
 300 200 hDesenvolve e mantém projetos para a web. Utiliza linguagens de programação, banco de dados e recursos para a segurança da informação. Utiliza recursos de imagens, vídeos, animações, linguagens de marcação e folha de estilo para desenvolvimento web.
Recepcionista em Serviços de Saúde
Requisito: Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano)
 300 240 hRecepciona e atende clientes, pacientes, usuários e visitantes. Organiza e opera sistemas de documentação de convênios. Facilita o acesso às consultas, exames, admissão e alta hospitalar.


Dúvidas e informações adicionais poderão
ser solicitadas por meio do e-mail:

projetonovoscaminhos@ifro.edu.br

Editais e Comunicados:

  

 

Postar um comentário

0 Comentários