Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

PF deflagra operação ‘Bertholletia’ para combater extração de madeira em área de reserva de RO

Organização criminosa atua na Floresta Nacional do Jacundá, na região da Vila Nova Samuel (RO). Segundo PF, são cumpridos oito mandados de prisão preventiva e oito de busca e apreensão.


A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (17), a operação Bertholletia, para prender integrantes de uma organização criminosa que atua na exploração ilegal de madeira na Floresta Nacional do Jacundá, na região da Vila Nova Samuel, distrito de Candeias do Jamari (RO).

São cumpridos oito mandados de prisão preventiva e oito mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 3ª Vara da Justiça Federal em Porto Velho (RO).

A ação acontece no contexto da “Operação Verde Brasil 2” e em decorrência de investigação da Polícia Federal na “Operação Inimigos da Tora”, realizada em maio deste ano.

Policiais federais apreenderam motosserra durante Operação Bertholletia em RO — Foto: PF/Divulgação

Policiais federais apreenderam motosserra durante Operação Bertholletia em RO — Foto: PF/Divulgação

Segundo a Polícia Federal, a organização criminosa instalada na Reserva, realiza extração ilegal de madeira e falsifica créditos florestais para “dar aparência lícita a tais recursos naturais”. A PF chegou aos criminosos a partir da análise de celulares e documentos apreendidos de madeireiras.

Os presos serão ouvidos na sede da Polícia Federal e responderão pelos crimes de organização criminosa, extração ilegal e furto de madeira, falsidade ideológica, inserção de dados falsos e lavagem de capitais.

O nome da operação faz referencia ao nome científico da árvore Castanheira [Bertholletia], cuja extração e comercialização é vedada, mas que foi encontrada nos pátios de diversas madeireiras alvo de buscas da primeira etapa da operação.

Inimigos da Tora

Foto aérea mostra madeiras extraídas em terras da União, em RO — Foto: PF/Divulgação

Foto aérea mostra madeiras extraídas em terras da União, em RO — Foto: PF/Divulgação

A PF deflagrou no dia 11 de maio a operação Inimigos da Tora para combater a extração ilegal de madeira em terras da União, localizadas no estado de Rondônia.

Denúncias e relatórios de fiscalização dos órgãos ambientais motivaram a operação, já que os documentos apontavam uma constante extração ilegal de madeira na Floresta Jacundá.

Ao apurar tal esquema, a PF descobriu que a quadrilha era composta por pessoas físicas, madeireiros, bem como pessoas jurídicas (madeireiras).

G1RO

Postar um comentário

0 Comentários