Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Prefeitura de Vilhena altera normas de prevenção à Covid-19 devido a alta taxa de contaminação na cidade

Confira o que mudou com a publicação do novo decreto. Compartilhamento de chimarrão, atividades religiosas, circulação de crianças e futebol profissional são citados no documento.


Por G1 RO

A prefeitura de Vilhena (RO) publicou um decreto com alterações nas normas de distanciamento social devido a alta taxa de contaminação do novo coronavírus na cidade. Até esta quarta-feira (29), o município tem registrado 1.300 casos da doença e 19 óbitos.

Segundo a prefeitura, a cidade está no limiar de um lockdown, e o descumprimento por parte da população de regras básicas de prevenção ao vírus estaria aumento a taxa de contaminação na cidade.

As mudanças foram feitas após uma reunião por videoconferência do Comitê Gestor Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, que analisou dados da pandemia na cidade.

Confira o decreto nº 49.835 na íntegra
Entre os principais pontos estão: a proibição de compartilhamento de objetos de uso pessoal, como narguilé e cuia de chimarrão ou tereré; a recomendação da separação de um período de atividades religiosas próprio para pessoas do grupo de risco; e a restrição da circulação de crianças com menos de 12 desacompanhadas.

Confira o que mudou:
Chimarrão, tereré e narguilé

Fica proibido o uso/consumo comunitário e/ou compartilhado de erva mate: chimarrão/tereré e de aparelhos ou equipamentos para consumo de produtos fumígenos, conhecidos como "narguilé", "arguilé" ou qualquer aparelho similar, em espaços públicos, abertos ao público ou de uso coletivo, ainda que ao ar livre.

Atividades religiosas

Poderão ser reservadas às segundas-feiras, das 18 às 20 horas, para a realização de celebrações religiosas com participação exclusiva das pessoas pertencentes ao grupo de risco, e desde que observadas as regras descritas nos incisos I a VII, XII, XIII e XVIII do art. 5º deste Decreto.
Sendo que, na realização de atividades religiosas presenciais o público deve ser limitado à proporção de 0,3 (três décimos) pessoas por 1 m² (um metro quadrado) da nave dos templos litúrgicos.
Circulação de pessoas

Fica restringida a circulação de pessoas pertencentes ao grupo de risco, permitido apenas em deslocamentos estritamente necessários para realização de atividades essenciais e as crianças menores de 12 (doze) anos desacompanhadas.
Estacionamento

A obrigatoriedade de instalação de bloqueios nos estacionamentos em 50% das vagas foi revogada.
Futebol

O futebol profissional está permitido, mas devem ser observadas as práticas de segurança definidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para atletas, membros das comissões técnicas, funcionários e colaboradores. A atividade esportiva amadora continua proibida.
Clubes recreativos de pesca

Funcionamento dos clubes recreativos, de pesca e pesqueiros, observará todos os protocolos e medidas de segurança recomendados pelas autoridades sanitárias.
RONDÔNIA
 
VILHENA

Postar um comentário

0 Comentários