Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Projetos de iluminação pública reduzem conta de energia de 16 municípios de Rondônia

 

Implantados no primeiro trimestre, economia prevista para 2020 de R$ 1,5 milhão, aproximadamente.


Os 16 municípios de Rondônia que receberam investimentos da Energisa na iluminação pública tiveram redução em média de 25% das suas faturas mensais de energia. O resultado deve-se a troca de lâmpadas comuns por outras mais econômicas, de LED. Na prática, serão poupados quase R$ 1,5 milhão até o final de 2020 com a implantação das novas iluminações, que aconteceu entre janeiro e abril desse ano. 

O coordenador de Eficiência Energética da Energisa Rondônia, Talis Henrique de Sousa, explica que a economia varia de acordo com o tipo, quantidade e potência das lâmpadas antigas e que foram substituídas por LED. “Mirante da Serra, por exemplo, reduziu em 74% a fatura de energia com Iluminação Pública, seguido de Alto Paraíso com 69%. Esses recursos agora podem ser destinados para investir em outros itens importantes para o desenvolvimento da comunidade, como saúde e educação”, frisa. 

Cerejeiras foi o município que mais trocou lâmpadas (3.375 unidades) e reduziu 43% da conta de energia. Já Cujubim substituiu 1.089 lâmpadas e reduziu cerca de 56% da conta. “Rolim de Moura foi o município que teve a menor redução na fatura, 7%, mas que já aponta que a participação no Programa de Eficiência Energética traz resultados para a cidade, além de todos os municípios poderem propor novos projetos junto à concessionária”, diz.

Além da troca de lâmpadas, o programa também realiza treinamentos de eficiência energética para esses municípios que receberam o investimento. Isso porque, além da substituição dos equipamentos, o investimento visa conscientizar para o melhor uso da energia elétrica também pelo poder público. “É importante que servidores e cidadãos estejam atentos em como a energia está sendo usada nos prédios públicos. Devemos fazer nosso papel, desligando quando não estamos usando, incentivando a prática dos bons hábitos e para que tenhamos maior sustentabilidade econômica e ambiental no uso da energia”, declara.  A Energisa disponibiliza dicas de economia através de seus canais no Youtube. 


Inscrições abertas


Nessa semana, a Energisa lançou um novo edital do Programa de Eficiência Energética. As inscrições estão abertas até 17 de dezembro de 2020 e podem ser feitas pelo site https://energisa.gestaocpp.com.br


Postar um comentário

0 Comentários