Últimas

6/recent/ticker-posts

Header Ads Widget

Campanha de apoio a mulheres e negros na política termina nesta quinta

  "Ninguém te representa tão bem como você" é tema escolhido pelo TSE

Publicado em terça-feira, 8 Setembro, 2020 - 20:49 Por Gésio Passos - Brasília

Termina nesta quinta-feira (9), a campanha do Tribunal Superior Eleitoral em rádio e TV incentivando a maior participação das mulheres, jovens e negros na política.
Segundo a legislação, o TSE deve promover uma maior representatividade desses segmentos na vida política brasileira.                                    
A campanha deste ano teve como mote  “Ninguém te representa tão bem como você”, buscando a reflexão sobre a importância do engajamento e da relevância da diversidade e da renovação para a política.
A legislação determina que cada partido deve garantir no mínimo 30% das candidaturas ao parlamento para mulheres. Não há uma cota para candidatos negros.
O TSE determinou em 2018, que cada partido deve reservar pelo menos 30% do Fundo Eleitoral para financiar candidatas mulheres, além de garantir o mesmo percentual para o tempo destinado às candidatas no horário eleitoral no rádio e na TV.
De forma inédita, no final de agosto, o tribunal também decidiu que os recursos e o tempo de TV devem ser distribuídos de forma proporcional ao total de candidatos negros inscritos por um partido ao parlamento. Mas, o TSE decidiu que as novas regras só serão válidas para as eleições de 2022.
A cientista política Layla Carvalho, professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, afirma que essas mudanças garantem mais diversidade na democracia brasileira.
Na eleição de 2018, apenas 15% dos deputados eleitos para Câmara Federal eram mulheres, sendo que 51% da população é feminina. Apenas 24% dos deputados federais se autodeclararam como negros ou pardos, sendo que representam 55% da população brasileira.

 

Edição: Adrielen Alves

Postar um comentário

0 Comentários